Leia as afirmativas abaixo quanto ao conceito correto dos aspectos responsáveis pela textualidade de um texto bem constituído.
I. Situacionalidade: reúne os fatores que tornam um texto adequado a uma situação sociocomunicativa. Diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto.
II. Aceitabilidade: é a expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, além de ser útil e relevante. Há algumas estratégias para o autor alcançar a aceitabilidade – cooperação (quando o autor responde às necessidades do interlocutor), qualidade (autenticidade) e quantidade (informatividade).
III. Informatividade: empenho do autor em construir um texto coerente, coeso e capaz de atingir o objetivo que ele tem em mente.
IV. Intertextualidade: compreende as diversas maneiras pelas quais a produção e a recepção de um texto dependem do conhecimento de outros textos anteriormente produzidos. Em sentido estrito, pode-se falar em: alusão, epígrafe, paródia, paráfrase, citação, metalinguagem.
V. Coesão: responsável pela unidade semântica, pelo sentido do texto, envolvendo não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos.
Assinale a alternativa correta quanto às afirmativas acima.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas
5.
Outro fator de textualidade muito importante para se garantir a unidade e a progressão temática do texto é a coerência. Sua construção está ligada ao sentido do texto, e esse está relacionado diretamente com o seu receptor. Ela só será estabelecida, portanto, no momento em que houver a inter-relação entre autor-texto-leitor. Para a construção da coerência, tratamos, no módulo, de algumas metarregras.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a metarregra à sua definição.
Relação – Num texto coerente, devemos sempre acrescentar novas informações ao que já foi dito. É preciso, também, garantir a retomada de elementos passados; equilibrando o que já foi dito com o que se vai dizer.
Progressão – num texto coerente, os fatos devem estar relacionados. Ao construirmos nosso texto, devemos ter em mente que as diversas colocações feitas, os vários fatos levantados devem relacionar-se diretamente.
Não contradição - Ao longo de um texto, ocorrem retomadas de elementos (palavras, frases, sequências). Essa retomada pode ser feita por pronomes (e pelas terminações verbais que os indicam), ou por palavras e expressões sinônimas. Também podemos repetir a mesma palavra ou expressão, o que deve ser feito com cuidado, a fim de que o ritmo não seja prejudicado.
Repetição – Num texto coerente, devemos sempre acrescentar novas informações ao que já foi dito. É preciso, também, garantir a retomada de elementos passados; equilibrando o que já foi dito com o que se vai dizer.
Não contradição – um texto coerente não deve destruir a si mesmo, apresentando elementos que afirmam como verdadeiro aquilo que já foi considerado falso, ou vice-versa. Isso só é tolerado se for um elemento intencional, um contraste fundamental para o desenvolvimento do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A primeira questão: Situacionalidade, Aceitabilidade e Intertextualidade.
Segunda questão: Não contradição – um texto coerente não deve destruir a si mesmo, apresentando elementos que afirmam como verdadeiro aquilo que já foi considerado falso, ou vice-versa. Isso só é tolerado se for um elemento intencional, um contraste fundamental para o desenvolvimento do texto.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás