Geografia, perguntado por atikid, 1 ano atrás

Alguem pode me explicar ?

faça uma sintese pautada na realidade das classes frentes o julgamento de ética e da sua realidade . 

Soluções para a tarefa

Respondido por marlonmaraia
1

 ÉTICA

Definição de ética: “Ciência do que o homem deve ser em função daquilo que ele é” (cf. Sertillanges, 1916:35).

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com as outras relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.
A ética estabelece um dever, uma obrigação, um compromisso. Mas qual é o seu fundamento? É o próprio ser do homem: é da sua natureza que surge a fonte de seu comportamento. Ela brota dentro do ser humano, daqueles elementos que o caracterizam sua essência como humano, diferenciando-o dos outros seres, ela exige antes a determinação de sua realidade ontológica para, a partir daí estabelecer a forma de comportamento.
A construção da ética parte das exigências ou necessidades fundamentais da natureza humana; estas não são aleatórias, mas existem no ser humano, limitando-o e identificando-o para que ele possa descobrir-se e satisfazer o que lhe é solicitado para sua realização. “Ética vem do vocábulo grego ‘ethos’ que em primeiro lugar significa ‘morada’”. (Cf. Pessani, 1997:76). Daí Heidegger dar ao “ethos” o significado de “morada do ser”. Portanto é uma questão de ética o desenvolvimento das potencialidades humanas, um deslanchamento de suas virtualidades. Antes de o homem perguntar: O que devo fazer? Como devo me comportar?, deve-se perguntar: o que sou? Quais são minhas energias humanas que não podem ficar represadas, mas devem ser impulsionadas? Como descobrir isto? Da mesma maneira como descobre qualquer coisa: usando de sua racionalidade. Assim deve-se descobrir a sua essência, seus valores e princípios universais, suas faculdades ou capacidades, determinando também como vivê-las.
Estas constatações mostram que o objetivo da ética é apontar rumos, descortinar horizontes para a realização do próprio ser humano; ela é a construção constante de um “sim” a favor do enriquecimento pessoal; por isso que a ética deve ser pensada como eminentemente positiva e não proibitiva; por exemplo: o mais importante é “respeitar a vida” do que “não matar”.
Desta maneira a ética não se torna uma imposição ou obrigação aleatória e até extrínseca ao ser humano: seus fundamentos objetivos têm que ser assimilados ou conscientizados pelo indivíduo humano concreto. Por isso a ética antecede códigos, normas ou leis e analisa a mesma validade destas para o ser humano. Por isso de um modo geral a ética é a ciência que tem por objeto a finalidade da vida humana e os meios para que isto seja alcançado.
A ética pode ser vista como o caminho para a busca do aperfeiçoamento humano.

Perguntas interessantes