Biologia, perguntado por LauraGSantAna8843, 1 ano atrás

Leia apenas o título do quadro. Há alguns anos, ele poderia ter sido:" Aberraçoes cromossomicas da especie humanas" , uma vez que , no Jargão da Genetica , alteraçoes do cariotipo sao denominadas aberraçoes. Entretanto , o termo tem conotaçao depreciativa e por isso não convem utiliza-lo para se referir a especie humana. Escreva um comentario a respeito desse assunto

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
389

O termo aberração, retrata algo que, no ver da ética, desqualifica um ser humano. É claro que este humano terá alguma doença cromossômica, mas não deve ser tratado de forma diferente por conta de suas características (tratar de forma incomum que digo significa ter preconceitos, sentir-se desconfortável e pensar bobagens).

Do lado daquele que sofre de alterações em seus cromossomos, deve ser horrível ser taxado de aberração e saber que tem este problema. A pessoa perde a auto-estima e isso pode acarretar certos problemas de instabilidade psicológica que poderia ser evitado com o tratamento diferenciado (nesse caso, o tratamento de igualdade perante outros).

Respondido por anahelton10
98
Olá, Laura!



As aberrações cromossômicas consistem em alterações não apenas estruturais como também numéricas nos cromossomos que determinada pessoa possui com as seguintes características:



- Aberrações estruturais: quando cromossomos determinados tem alterações em sua estrutura básica que geram mudanças em seu funcionamento esperado.

- Aberrações numéricas: ocorre quando o cariótipo normal de certo indivíduo tem uma quantidade maior ou menor de cromossomos do que os 46 cromossomos típicos da espécie humana.



Do ponto de vista ético, a utilização do termo aberração cromossômica pode ser utilizado desde que com a devida cautela com sua referência apenas ao padrão biológico alterado ao qual está relacionada, mas sem uma indicação de que a pessoa em si é um ser aberrante.


Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Perguntas interessantes