3 - Dada a reação em equilíbrio: N2 (g) + O2 (g) ⇄ 2 NO (g) ΔH = − 43,2 kcal. Determine o que ocorre com esse equilíbrio se:
a) for adicionado N2 (g).
b) for retirado NO(g).
c) for aumentada a temperatura.
d) for aumentada a pressão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) for adicionado N2 (g)
> O equilíbrio se deslocará para a direita, no sentido de formação do NO
b) for retirado NO (g)
> O equilíbrio se deslocará para a direita, no sentido de formação do NO.
c) for aumentada a temperatura.
> O equilíbrio se deslocará para a esquerda, no sentido Endotérmico da reação (no caso, dos produtos).
d) for aumentada a pressão
> Não haverá alteração do equilíbrio, visto que em ambos lados da reação (reagentes e produtos) há igual número de mols (2 nos produtos e 2 nos reagentes).
A explicação do item A) e B) se dá pelo Princípio de Le Chatelier:
- Quando se adiciona um determinado reagente ou produto em um equilíbrio, este reagirá de forma a consumir seu excesso (caso seja adicionado) ou compensar sua retirada (caso haja remoção).
No item C) devemos considerar que o Delta H da reação revela que esta é exotérmica (no sentido de formação do NO). Portanto, ao aumentar a temperatura seu sentido será Endotérmico (pois precisa absorver essa temperatura excedente do ambiente para retornar à temperatura de equilíbrio). Caso houvesse a diminuição da temperatura, o raciocínio se mantém: o sentido de deslocamento seria o Exotérmico, pois é necessário a liberação de energia para o ambiente a fim de voltar ao estado de temperatura inicial.
No item D), vale destacar que o efeito da pressão no equilíbrio depende do número de mols dos gases de cada lado da reação - já que eles são proporcionais ao volume (de acordo com a Lei de Clapeyron - P.V = n.R.T). Então, se há o aumento de pressão, a reação é deslocada para o equilíbrio de menor volume - isto é, menor número de mols - e vice versa.