Sociologia, perguntado por lucianeos18, 11 meses atrás

Leia a seguir um trecho de um discurso de Vitor Hugo, proferido em 18 de maio de 1879, durante um jantar comemorativo pela abolição da escravidão em 1848:


“O Mediterrâneo é um lago de civilização; não é segredo para ninguém que ao norte de suas costas está o velho universo e ao sul deste um universo ignorado; pode-se dizer de um lado a civilização, do outro a barbárie. O momento é de dizer a estas ilustres nações que aqui estão: uni-vos! Vamos ao Sul! Ele está na nossa frente, esse bloco de areia e cinzas, este monstro inerte e passivo que, depois de seis mil anos, é obstáculo à marcha universal. Deus oferece a África à Europa. [...] Façam estradas, portos, cidades, cultivem, colonizem, multipliquem-se”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, José Alves de Freitas; TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2011. p. 595.


De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre a expansão imperialista na África durante o século XIX, assinale a alternativa correta.

A


Ela foi uma reação às políticas protecionistas adotadas por governos de países latino-americanos, que consequentemente trouxeram a necessidade de substituir esses mercados consumidores.

B


Ela foi uma consequência direta da unificação italiana, que permitiu um grande desenvolvimento industrial no país, tornando-o o principal concorrente da Inglaterra no período.

C


Ela foi fundamental tanto para a integração econômica mundial quanto para o desenvolvimento de nações africanas atrasadas.

D


Ela atendeu a uma necessidade de expansão territorial em diversos países africanos, que sofreram uma expansão demográfica tão intensa no século XIX que viam o seu desenvolvimento ameaçado pelo excesso populacional.

E


Ela foi motivada por interesses econômicos, especialmente pela busca por matéria-prima e novos mercados consumidores, essenciais para a expansão capitalista dos países europeus.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

A alternativa E está correta.

A  pluralidade do continente Africano acontece em todas as suas regiões.

Devido a grande diversidade Cultural Africana, muitos produtos que estavam entre os mais caros e procurados pertenciam a Idade Média, e, além disso, eram muito utilizados para a medicina, como cosméticos, perfumaria, e até mesmo conservantes.

Por fim, essa diversidade se expandiu, principalmente no que compreende a obtenção de itens importados de toda a África e Ásia, através de comerciantes muçulmanos que vinham de descendência navegadora, assim como árabes iemenitas e omanis

Respondido por liviamantovan
2

Resposta:

E

Explicação:

De acordo com o livro-base da disciplina, apenas a alternativa “e” é correta: “Como já vimos, a expansão da industrialização exigia novos mercados consumidores, matérias-primas e mão de obra barata, várias nações europeias partem para a África e para Ásia buscando novos territórios que garantissem o avanço contínuo de seu desenvolvimento” (Referência: FEITOSA, Samara Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico Curitiba: Intersaberes, 2016, Cap. Vamos jogar monopólio?).

Perguntas interessantes