Leia, a seguir, um excerto do texto "Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas depende de "boa vontade"", retirado da coletânea Ética e Sociedade: Direitos humanos, Indigenismo e Afrodescendência (p.53):
Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas depende de "boa vontade"
Daniele Silveira
"Na luta permanente contra o racismo, ao longo de 2013 os movimentos sociais estiveram nas ruas para denunciar o genocídio da população negra. Ao mesmo tempo a constatação de que a Lei 10.639 ainda não foi implementada é um dos sintomas da falta de comprometimento dos governantes com essa parcela da população, formada por mais de 100 milhões de pessoas, segundo o IBGE. Resultado da pressão popular, desde 2003 essa lei tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e particulares. [...]
Em 2013, a Lei 10.639 completou uma década, e o que se percebe é que o tema não é tratado como obrigação. São poucas iniciativas de aplicação da norma, tocadas por educadores geralmente negros já engajados com o debate. A situação é confirmada no depoimento da professora da rede pública Adriana Moreira. [...]. A educadora avalia que a dificuldade de aplicação da lei também está relacionada à própria formação dos professores, pois cursos superiores de licenciatura e pedagogia ainda resistem em incorporar disciplinas sobre o tema em seus currículos. Adriana questiona a falta de ferramentas que possam ajudar a fiscalizar a implementação efetiva da lei, como o próprio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). [...] Na contramão da democratização do acesso ao ensino superior, muitas universidades estaduais ainda oferecem grande resistência para a adoção de cotas, sobretudo em São Paulo. [...]"
Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2014.
De acordo com as informações disponíveis no texto, é possível afirmar que:
ALTERNATIVAS
As manifestações contra a prática do racismo ainda são muito tímidas no Brasil. Em função disso, não se tem conhecimento, nos últimos anos, de denúncias contra o genocídio da população negra.
Os governantes não têm demonstrado comprometimento no que diz respeito à criação de políticas voltadas à erradicação do racismo uma vez que a população negra representa uma parcela pouco significativa da população nacional.
A lei que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e particulares, é uma medida pouco eficaz no combate ao racismo, por isso ela não teve aplicação imediata.
Algumas instituições de ensino superior estaduais demonstram-se favoráveis à democratização do acesso à universidade, em função disso, apoiam a adoção do sistema de cotas.
A ausência de disciplinas relacionadas à história e cultura afro-brasileira na grade curricular de cursos de Licenciatura e Pedagogia é um dos fatores que dificultam a implementação da Lei 10.639, citada no texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A ausência de disciplinas relacionadas a historia e cultura afro-brasileira na
grade curricular de cursos de licenciatura e pedagogia é um dos fatores que
dificultam a implementação da lei 10,639, citada no texto.
grade curricular de cursos de licenciatura e pedagogia é um dos fatores que
dificultam a implementação da lei 10,639, citada no texto.
Perguntas interessantes
Inglês,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás