Leia, a seguir, trechos de uma reportagem sobre a importância de aprender a aprender no mundo do século XXI.
Para século 21, o importante é 'aprender a aprender'
Para enfrentar os desafios do século 21, não basta frequentar as aulas e decorar conteúdo. É preciso mais. Uma das habilidades necessárias é a de aprender a aprender. Ou seja, de maneira autônoma, o estudante precisa saber não só o que, mas também precisa saber como estudar. E, já adiantamos, não basta apenas ler tudo aquilo que o professor orienta em sala de aula.
"Trata-se de desenvolver capacidades para você aprender como disciplina, foco, precisão. E isso pressupõe criatividade, responsabilidade e concentração", explica o professor Sergio Ferreira do Amaral, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para quem aprender a aprender está muito próximo do conceito de autodidatismo.
Simone André, gerente-executiva de Educação do Instituto Ayrton Senna, tem um conceito parecido. Para ela, aprender a aprender é "a autonomia do estudante em gerir sua própria aprendizagem."
Ou seja, não basta mais para um estudante ficar sentado na sala de aula, recebendo um amontado de conteúdo e sentir que o trabalho todo está feito ao, simplesmente, estudar para uma prova. Segundo os especialistas, o aluno precisa assumir um papel de protagonista nos seus estudos e aprender como estudar aquilo que é de seu interesse.
"É necessário dar ao aluno a escolha do seu caminho. E isso, claro, passa por dar a metodologia de avaliação, ou seja, a prova, levando em consideração o que o aluno quer aprender", afirmou Amaral.
Métodos
Segundo Simone André, existem algumas metodologias que ajudam o professor a trabalhar com um tipo de ensino mais voltado aos estudantes e suas expectativas. Uma delas é a problematização.
O professor pode trabalhar em sala de aula muito mais por meio de perguntas do que por respostas. São essas perguntas que induzem o aluno ao pensamento e à construção do conhecimento na sala de aula", diz Simone André.
Outra metodologia é o trabalho colaborativo. Ao apresentar temas mais complexos do que os habituais, o professor pode orientar os estudantes a trabalharem em times. Com isso, os alunos conseguem perceber que mesmo problemas grandes e complicados podem ser resolvidos.
Uma terceira metodologia é a da posição do professor em relação ao aluno. Sem perder o nível de exigência com os estudantes, o professor precisa adotar uma postura de aproximação e construir com cada um uma relação de autonomia.
"A presença pedagógica do professor em aula é de exigência e de acolhimento", diz Simone.
Uma metodologia que estimula o aprender a estudar é a educação por projetos. O principal é que o estudante aprenda a construir coisas e resolver problemas. E, finalmente, segundo Simone, é fundamental formar leitores e produtores de texto.
(Fonte: . Acesso em:24 jan. 2017.)
A partir do texto, avalie as afirmações a seguir:
I. As competências requeridas para o mundo do século XXI demandam capacidade de aprender autonomamente. Para tanto, a experiência do aluno deve tornar-se mais ativa, fazendo dele protagonista do próprio processo de aprendizado, e não mero assimilador de conteúdos.
II. Desenvolver a capacidade de aprender a aprender significa conhecer mais intimamente os métodos de aprendizagem, na medida em que possibilitam aprender de forma mais eficiente conteúdos de diversas naturezas, alterando antes a forma de tratá-los.
III. Diversos métodos podem contribuir para aprender a aprender. Entre eles, destaca-se a problematização dos temas estudados a partir de projetos, de forma que o aluno desenvolva o hábito de compreender a análise e investigação de um conteúdo em sua plenitude, a partir de uma sequência lógica.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas II e III.
b. I, II e III.
c. Apenas I e III.
d. Apenas I e II.
e. Apenas I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
resposta correta: l e ll
Perguntas interessantes
Sociologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás