Português, perguntado por vivi2107, 1 ano atrás

Leia a seguir o excerto de uma composição do poeta Ferreira Gullar. ​O açúcar O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim. Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, [dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale. (…) Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. GULLAR, Ferreira. O açúcar. In: Toda Poesia. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980. No processo de construção deste poema, verifica-se a preferência por uma figura de linguagem que vem expressa pela contraposição entre doçura do açúcar e a má divisão social do trabalho. Essa figura de linguagem é a: Alternativas Alternativa 1: ironia. Alternativa 2: antítese. Alternativa 3: aliteração. Alternativa 4: sinestesia. Alternativa 5: assonância.

Soluções para a tarefa

Respondido por VictorNunesPiano
16

É a alternativa 2: antítese.

A Antítese é uma figura de linguagem em que há a exposição de ideias opostas, ou seja, no poema, ele expõe e contrasta a doçura do açúcar com a má divisão do trabalho simultaneamente.


ricardodariooy965a: Alternativa correta, mas para a explicação, a antítese opõe palavras, e seguindo a interpretação da questão, as palavras "...amargas..." e "...adoço..." são as contrapostas, explicando assim a afirmação proposta.
Respondido por tamyresdejesus
7

A poesia "O Açúcar", de Ferreira de Gullar, utiliza a antítese como figura de linguagem. A alternativa 2 é a correta!

Podemos ver o uso da antítese em um texto quando são expostas oposições de ideia, como no caso de "em usinas escuras, homens de vida amarga" seguido de "produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café".

A assonância é uma figura de linguagem em que as palavras possuem sons parecidos, enquanto a aliteração repete o som das consoantes. A ironia é um tipo de figura de linguagem em que se fala uma coisa querendo dizer outra.

Leia mais sobre figuras de linguagem em:

https://brainly.com.br/tarefa/20622442

Anexos:
Perguntas interessantes