Leia a seguir:
A busca da objetividade temática e o culto da forma são as mais importantes características do Parnasianismo. Os poetas parnasianos opunham-se ao individualismo, ao sentimentalismo e ao subjetivismo românticos, e procuraram voltar sua poesia para temas que consideravam mais universais, como a natureza, a história, o amor, os objetos inanimados, além da própria poesia. A procura do registro objetivo da realidade afirmava a necessidade de que o poeta fosse impassível, alheio a envolvimentos e a preocupações, o que alguns consideram, aliás, incompatível com a arte poética.
O fragmento, dentre os abaixo, em que se pode admitir o princípio da impassibilidade descrito acima é:
A) “E eu vos direi: “Amai para entendê-las! / Pois só quem ama pode ter ouvido /Capaz de ouvir e e de entender estrelas”.(“Via láctea”)
B) “Última flor do Lácio, inculta e bela,/És, a um tempo, esplendor e sepultura:/ Ouro nativo, que na ganga impura / A bruta mina entre os cascalhos vela...”(“Língua Portuguesa”)
C) “O Pensamento ferve, e é um turbilhão de lava; /A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve... / E a Palavra pesada abafa a Ideia leve, /Que, perfume e clarão, refulgia e voava.”(“Inania Verba”)
D) “Mas que na forma se disfarce o emprego / Do esforço; e a trama viva se construa / De tal modo, que a imagem fique nua, / Rica mas sóbria, como um templo grego.”(“A um Poeta”)
E) “Fulge de luz banhado, esplêndido e suntuoso, / O palácio imperial se pórfiro luzente / E mármor da Lacônia. O teto caprichoso / Mostra, em prata incrustado, o nácar do Oriente”(“A sesta de Nero”)
Soluções para a tarefa
letra c
O comando da questão pretende que se identifiquem versos nos quais se possa admitir a defesa do princípio da impassibilidade. Nos versos transcritos de “A um Poeta”, o eu lírico preconiza o primado da forma sobre o esforço e a apresentação de imagem “que fique nua”, “rica mas sóbria”, caracterizando, assim, uma inferência no sentido do princípio da impassibilidade e a defesa da “arte pela arte”, a criação artística não comprometida com outra coisa que não a própria arte. Nas demais estrofes, percebe-se a predominância de elementos emotivos ou sentimentais que contraditam esse princípio.
Resposta e explicação:
Letra D ---> “Mas que na forma se disfarce o emprego / Do esforço; e a trama viva se construa / De tal modo, que a imagem fique nua, / Rica mas sóbria, como um templo grego.”(“A um Poeta”)