Leia a reportagem a seguir para que possa ter uma posição da perspectiva da classe política para uma determinada eleição.
Mesmo em um momento de grande desgaste do Congresso, como mostram as pesquisas, os partidos projetam um recorde de candidatos à reeleição na Câmara, na contramão dos que pedem uma renovação. Pelo menos 447 deputados – 87% dos atuais 513 parlamentares – estão dispostos a tentar mais um mandato. Com a Lava Jato e a disponibilidade de verbas públicas para custeio das campanhas, somados os que ainda estão em dúvida, o índice pode passar de 90%, o que será o maior desde a redemocratização do País. Para os parlamentares, a vantagem é manter o foro privilegiado. (FERRAZ; SARTORI; HOLANDA; 2018)
Fonte: FERRAZ; Adriana; SARTORI, Caio; HOLANDA, Marianna. Desgastados, 9 em cada 10 deputados tentarão se reeleger. Jornal o Estado de São Paulo, São Paulo: Ed Nº 45477 de 22 abr. 2018.
Com base no texto base, assinale a única alternativa correta em relação a perspectivas das eleições em tela.
a. A minoria dos candidatos a cargos políticos tenta reeleição.
b. Reeleger os mesmos políticos pode não deixar espaço para pessoas novas com ideias inusitadas.
c. Os políticos estão somente pensando no povo quando desejam se reeleger.
d. Os políticos estão com um alto índice de popularidade.
e. As questões judiciais contra os políticos em nada influenciam no fato de desejarem se candidatar novamente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
d. Reeleger os mesmos políticos pode não deixar espaço para pessoas novas com ideias inusitadas.
luuramos95:
ALTERNATIVA D
Respondido por
5
Olá!
A alternativa D está correta.
Partindo deste ponto, notamos que a reeleição de um político, principalmente quando o mesmo não realizou mudanças significativas nos setores de operação, é um fato negativo.
Por isso, é importante que a população esteja atenta aos candidatos, as suas propostas e como eles poderão interferir de maneira positiva nas problemáticas sociais, não apenas em um campo, mas na saúde, educação, segurança, sendo essas questões emergenciais em nosso país, e, a permanência de um partido por muito tempo pode não ser saudável para a democracia.
Até mais!
Perguntas interessantes