Biologia, perguntado por rubysla2712, 6 meses atrás

Leia a reportagem a seguir, assista ao vídeo e responda à questão: Evolução das espécies pode ser compreendida através do ovo: Professor Fernando Beltrão explica diferenças e como funciona cada ovo. A vida na Terra existe há bilhões de anos e veio se modificando desde então. Parte dessa história, da evolução das espécies, pode ser contada através do ovo. O professor de biologia Fernando Beltrão traz essa dica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição desta quarta-feira (31) do Projeto Educação.O espermatozoide se encontra com o óvulo e forma uma célula: o ovo. “Isso acontece em todos nós, peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos. Mas os vertebrados mais primitivos, como os peixes, se reproduzem na água. Então, de um modo geral, a fecundação acontece na água, é lá que eles vão se encontrar e criar um embrião aquático, uma larvinha. Nos anfíbios, a fecundação também é na água, formando o girino”, explica o professor. Répteis, aves e mamíferos têm um tipo diferente de ovo das outras duas espécies, cada um com suas particularidades. O ovo amniota é aquele que tem casca. “A casca serve para proteger, isolar. É um cofre onde se desenvolve o embrião. Assim, precisa ser forte o suficiente para proteger, mas fraco o suficiente para se deixar quebrar quando o bebe estiver pronto para nascer. Por isso, ela é formada por cálcio”, detalha Beltrão.
Sobre os anexos embrionários presentes nos diferentes grupos de vertebrados, é possível afirmar que:

a)Os ovos anamniotas possuem apenas um saco vitelínico ligado ao embrião, sendo isso revestido por uma camada gelatinosa envolta por uma fina membrana que permite trocas gasosas.
b)O saco vitelínico é uma novidade evolutiva de amniotas que permitiu a independência reprodutiva em relação à água e a ambientes úmidos.
c)Os ovos amnióticos possuem casca e foi somente por causa dessa característica que a reprodução de répteis, aves e ornitorrincos tornou-se independente da água.
d)A necessidade de peixes e anfíbios terem um ambiente úmido para reprodução ocorre devido à ausência de um ovo entre as fases de desenvolvimento.
e)O saco vitelínico de ovos anamniotas, como de peixes e anfíbios, tem a função de proteção contra desidratação.


reeexx: conseguiu alguma??

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

Os anexos embrionários representam algumas estruturas fundamentais para o processo de adaptação de peixes e anfíbios para o ambiente terrestres, principalmente por evitar a desidratação por meio da casca (Alternativa C).

Os anexos embrionários são estruturas extras presentes no embrião, que atuam em setores importantes, como reprodução, excreção, proteção.

Nos répteis e anfíbios, foram essenciais para a formação da casca, uma estrutura que evita o processo de desidratação ao embrião.

Perguntas interessantes