Ed. Física, perguntado por dovemau, 9 meses atrás

Leia a passagem de texto:


“O esporte é um rico campo de estudo e existem diferentes formas de abordá-lo e compreendê-lo, que vão desde uma perspectiva de performance física até a sua compreensão como elemento social [...]”


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, R. F. R.; ALMEIDA, M. A. B.; GUTIERREZ, G. L. Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 03, p. 225-242, set./dez. 2007. p. 239.


Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas sobre as análises feitas por autores clássicos quanto ao esporte , relacione corretamente os seguintes autores às suas respectivas abordagens:



Thorstein Veblen

Marcel Mauss

Max Weber

Johan Huizinga

Adorno e Horkheimer


( ) Entende o jogo como um componente indissociável da cultura e afirma que o esporte moderno abala o equilíbrio entre o prazer e a seriedade.


( ) Problematiza a oposição do puritanismo inglês em relação às atividades de cunho esportivo-recreativo presentes naquela sociedade.


( ) Enumera, entre as técnicas corporais, as atividades de movimento: corrida, nado, escalada, saltos, movimentos de força e dança.


( ) Esporte como atividades que distinguem as classes favorecidas, que não precisavam dispensar tempo com atividades desgastantes de trabalho.


( ) O esporte, como prática de lazer, é criticado dentro daquilo que viria ser chamado de “indústria cultural”.


Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

A
5 – 2 – 1 – 3 – 4

B 4 – 3 – 2 – 1 – 5
C
4 – 2 – 3 – 1 – 5

D
2 – 1 – 5 – 4 – 3

E
5 – 4 – 3 – 2 – 1

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
4

A alternativa A) é a correta.

O jogo e os esportes como atividades físicas eram vistas de diferentes formas por diferentes pensadores e é visto de diferentes formas pelas diferentes pessoas atuais.

Enquanto um vê o jogo como um componente da cultura do povo, outro vê uma forma de distinção de classes favorecidas que não precisam dispensar tempo com atividades envolvidas com o trabalho, já outro vê como uma pratica de lazer, e assim vai variando de pensamento para pensamento.

Espero ter ajudado!


leanndroallves: é a B
Respondido por leanndroallves
18

Resposta:

B

Explicação:

Comentário: A sequência correta é: 4 – 3 – 2 – 1 – 5. Segundo o texto-base: “[1] Thorstein Veblen em A teoria da classe ociosa de 1899, por exemplo, menciona o esporte como uma das atividades aptas a distinguir uma classe pecuniariamente favorecida, que não precisava dispensar tempo com atividades desgastantes de trabalho. [...] Em 1902, [2] Marcel Mauss recupera a noção de técnicas corporais para se referir às maneiras pelas quais os homens, de sociedade a sociedade, sabem servir-se de seus corpos. Dentre as técnicas enumeradas por Mauss, encontram-se aquelas denominadas atividades de movimento, a saber, corrida, nado, escalada, saltos, movimentos de força, dança [...]. Já [3] Max Weber, em A ética protestante e o espírito do capitalismo, de 1904, problematiza a oposição do puritanismo inglês em relação às atividades de cunho esportivo-recreativo presentes naquela sociedade. [...] [4] Huizinga aborda o jogo como um componente indissociável da cultura que, sucessivamente, deve ser percebido numa perspectiva de interação entre divertimento e seriedade [...]. No que se refere às questões propriamente esportivas, Huizinga afirma que o equilíbrio entre o prazer e a seriedade foi fortemente abalado na dinâmica de organização do desporto moderno. Nos anos 1940, por sua vez, ganham visibilidade as contribuições da chamada primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente em sua vertente divulgada nos escritos de [5] Adorno e Horkheimer. No texto de 1947, intitulado Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, esses autores procuraram discutir as atividades de lazer e, de certo modo, o esporte sob o ângulo crítico do que viria a ser chamado por eles de ‘indústria cultural’” (texto-base, p. 48-49).

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