Leia a notícia abaixo e responda à questão a seguir: EUA reabrem, após 63 anos, caso do assassinato de jovem negro que expôs a brutalidade da segregação racial Mulher confessa, meio século depois, que mentiu ao júri que absolveu os dois homens brancos que lincharam Emmett Till O Departamento de Justiça dos Estados Unidos reabriu a investigação sobre o brutal assassinato de Emmett Till, um menino negro de 14 anos que foi sequestrado e linchado em 1955 no Mississippi. O rosto completamente desfigurado e o corpo mutilado do adolescente expuseram com ferocidade ao resto do país e do mundo a repressão contra os negros no sul dos Estados Unidos. O assassinato contribuiu para o surgimento do movimento pelos direitos civis, que acabou com a segregação legal dos afro-americanos. Um júri do Mississippi, composto apenas por cidadãos brancos, inocentou os dois assassinos brancos, já falecidos. Mas, falando a um investigador que escrevia um livro sobre o caso, a mulher de um deles admitiu que mentiu ao juiz, o que motivou esperanças de obter justiça mais de 60 anos depois. 1O Departamento de Justiça comunicou em março ao Congresso que voltaria a investigar a morte de Till depois de receber "novas informações", mas o anúncio passou despercebido até ser noticiado nesta quinta-feira pela agência Associated Press. O Departamento de Justiça não revelou qual foi o fator novo, mas tudo indica tratar-se da publicação, no ano passado, de um novo livro sobre o caso. A investigação já havia sido reaberta em 2004, mas voltou a ser arquivada três anos depois, pela prescrição de alguns fatos. O ensaio de Timothy Tyson incluía declarações de Carolyn Donham, que no momento do assassinato era casada com um dos réus. Em uma entrevista em 2008, a mulher disse que "não era correta" a versão dos fatos que apresentara ao juiz meio século antes. Embora seu depoimento afinal não tenha sido utilizado, ela mentiu quando afirmou que o adolescente a tocou e tentou fazer avanços sexuais em seu estabelecimento comercial na localidade de Money, um povoad
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A lei escrita na época da escravatura e não considerava a população negra cidadã. A partir disso, vimos uma série de atos de preconceito, sendo combatidos pelos movimentos negros, o papel importante dos Panteras Negras e nomes como Martin Luther King e Malcom X. Alternativa B.
Como observamos os movimentos da luta de Malcom X e Martin Luther King?
Malcom X tinha um viés de combate, para a proteção do povo negro contra o racismo e o Apartheid por parte da comunidade branca norte americana.
Martin Luther King era um reverendo e visava uma política de combate ao racismo de forma mais pacata, porém visava ampliar as relações entre a comunidade negra e os espaços sociais como um todo.
Sobre o movimento negro:
https://brainly.com.br/tarefa/19198229
#SPJ4
Anexos:
Perguntas interessantes
Direito,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Direito,
3 meses atrás
Administração,
3 meses atrás
Química,
3 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás