Leia a notícia a seguir, publicada pela Veja em 17/02/2014:
Brasil é o nº 1 em medidas protecionistas, diz OMC
O Brasil foi o país que mais adotou políticas contra produtos importados em todo o mundo no ano passado, com um total de 39 processos antidumping, de acordo com relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC). O segundo lugar ficou para a Índia, com 35 casos. Os americanos vêm na terceira posição, com 34. O quarto lugar é da Argentina, com 19. Ainda segundo o relatório da organização, o volume de pedidos do tipo subiu 30% entre 2012 e 2013. Os dados serão debatidos nesta segunda-feira em Genebra, em uma reunião convocada para tratar do protecionismo no mundo. A OMC não acredita que exista um "surto" de protecionismo na economia mundial. Mas vai apelar aos governos para que coloquem o combate às barreiras como uma prioridade.
No total, 407 barreiras foram implementadas no mundo, 100 a mais do que em 2012. A OMC não entra numa avaliação se as medidas são ilegais ou não, mas insiste que governos precisam continuar alertas diante das pressões protecionistas. No total, um fluxo de comércio equivalente a 240 bilhões de dólares foi afetado pelas barreiras.
Considerando o texto acima e os ensinamentos desta rota, leia as asserções a seguir:
I. Protecionismoé uma ação governamental que resulta em um conjunto de medidas que favorecem as indústrias internas em detrimento das externas.
Porque
II.A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o órgão responsável pela fiscalização das ações protecionistas dos países membros.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
A As assertivas I e II são proposições excludentes.
B
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
D
As assertivas I e II são verdadeiras.
E A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
D As assertivas I e II são verdadeiras
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás