Leia a citação abaixo:
“Em verdade, a real identidade da palavra cidadania [...] algo mais que simplesmente direitos e deveres políticos, e ganhando dimensão de sentido segundo a qual é possível identificar nas questões ligadas à cidadania as preocupações em torno do acesso às condições dignas de vida. Nessa perspectiva conceitual, o que se quer ver é que não é possível pensar em um povo capaz de exercer a sua cidadania de modo integral (no sentido político-jurídico) sem que ela esteja plenamente alcançada e realizada em suas instâncias mais elementares de formação e implementação de estruturas garantidoras de bens e serviços, direitos, instituições e instrumentos de garantia de existência da vida e da dignidade” (BITAR, 2014, p. 18).
Sobre o ideário da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade, responsáveis por nortear o conceito jurídico de cidadania da modernidade, é correto afirmar que:
Grupo de respostas da pergunta
A fraternidade ocorre de forma automática quando cumpridos os ideários de liberdade e igualdade.
A fraternidade ocorre somente com o uso das forças policiais legitimadas pelo Estado Nacional.
A fraternidade é o elemento que garante a harmonia e a manutenção social.
A fraternidade é o elemento que garante, mesmo com o uso da força, a harmonia ou manutenção social.
A fraternidade é algo que ocorre somente a partir da deliberação individual do sujeito.
Soluções para a tarefa
A resposta correta está em: A fraternidade é o elemento que garante a harmonia e a manutenção social.
No período da Revolução Francesa havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.
Ocorreu uma busca pela quebra desse sistema e a instituição dos ideais de fraternidade, liberdade e igualdade, ocasionando a Revolução Francesa.
Uma série de acontecimentos desencadearam na queda da igreja como parte das decisões políticas do estado, sendo um marco para a quebra dos paradigmas do passado.
Apesar dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade terem contribuído para a instituição de uma democracia na Franca, isso não significa que o país conseguiu se tornar uma sociedade livre e igualitária, pois esse é um esforço de longo prazo, onde as desigualdades são disseminadas ao longo do desenvolvimento social do país.