Leia a carta de Duarte Coelho, da capitania de Pernambuco, ao rei d. João III, e responda as perguntas.
“Pelo capitão dos navios que daqui mandei o mês de setembro passado, dei conta a Vossa Alteza de minha viagem e chegada a esta Nova Lusitânia e do que aqui era passado. Depois meti-me, Senhor, a dar ordem ao sossego e paz da terra, com dádivas a uns e apaziguando a outros porque tudo é necessário. E assim dei ordem a se fazerem engenhos de açúcares. Quanto, senhor, às coisas do ouro, nunca deixo de inquirir e procurar sobre elas, e cada dia se esquentam mais as novas; mas, como sejam longe daqui pelo meu sertão adentro há de realizar-se essa jornada com muito perigo e trabalho, para a qual me parece, e assim toda a minha gente, que se não pode fazer senão indo eu. É necessário deixar aqui tudo provido e a bom recado, por todas as vias, em especial por os franceses, os quais se sentirem não estar eu na terra, começarão a fazer das suas velhacarias, pois há catorze dias aqui quiseram fazer o que costumavam, mas não puderam. E porque para as coisas de tanta importância há necessidade de muitos grandes gastos e eu estou muito gastado e endividado, e não posso suportar tanta gente de soldo como até aqui suportei, há já três anos que pedi a Vossa Alteza me fizesse mercê de me dar licença e maneira de haver alguns escravos de Guiné. Peço a Vossa Alteza que, se me não concedeu esta licença, olhe quanto isto é do seu serviço, e quão pouco dano e estorvo faz dar-me licença para obter alguns escravos para o servir melhor.”
1. Cite as primeiras realizações de Duarte Coelho quando chegou ao Brasil e identifique os fatores que ameaçavam o desenvolvimento de sua capitania.
2. Que tipo de trabalho era utilizado em Pernambuco? Que solicitação referente à mão de obra Duarte Coelho faz ao rei português?
3. As cartas enviadas pelos colonos para Portugal, fosse para o rei ou para seus próprios familiares, demoravam meses para cruzar o oceano e chegar ao seu destino. Na sua opinião, quais eram as dificuldades decorrentes dessa situação? Como, nos dias de hoje, a comunicação entre a Coroa e as capitanias poderia ser feita?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1) Uma das primeiras realizações de Duarte Coelho ao chegar ao Brasil foi mandar construir engenhos de açúcar, importante medida para o desenvolvimento de sua capitania.
2) Ele solicita a permissão para ter escravos de Guiné para trabalharem nas plantações, pois isso lhe traria mais lucro do que trabalhadores assalariados.
3) Devido às dificuldades de comunicação, as solicitações demoravam muito tempo até serem atendias. Hoje em dia essa comunicação oficial poderia ser feita por e-mail ou telefone.
Perguntas interessantes
Sociologia,
4 meses atrás
Ed. Técnica,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás