História, perguntado por gigi720, 3 meses atrás

Leia a análise do economista e sociólogo português José Luís Cardoso sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil

b) Como o decreto de dom João, que estabeleceu a abertura dos portos, corresponde às demandas do contexto político e econômico europeu explicitado por José Luís Cardoso?

c) Quais foram os impactos da abertura dos portos nas relações comerciais entre Portugal e Brasil?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
2

b. O decreto de D. João VI para a abertura dos portos brasileiros foi a primeira experiência mundial de liberalismo após a Revolução Industrial que, embora tenha beneficiado a Grã-Bretanha, os portos europeus (inclusive de Portugal) estavam bloqueados durante a guerra da França Napoleônica e havia a necessidade tanto de importação como de exportação de mercadorias.

c. A abertura dos portos brasileiros quebrou a exclusividade de Portugal no comércio brasileiro (Pacto Colonial) e facilitou a entrada de outros produtos em nosso mercado, como produtos industrializados feitos no Reino Unido. Essa ação teve impacto direto no processo de Independência do Brasil.

Pacto colonial

Era um tratado colonial de comércio metropolitano exclusivo, regulando as atividades econômicas nos territórios coloniais.

O principal objetivo das leis introduzidas no tratado era garantir que as atividades econômicas das colônias gerassem lucros para a metrópole, e que as colônias tivessem que comprar e vender produtos apenas da metrópole, reduzindo a capacidade econômica e concorrência no local.

Para mais informações sobre a independência econômica do Brasil, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/53203925

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes