LEI Nº 13. 696, DE 12 DE JULHO DE 2018. Art. 1º Fica instituída a Política Nacional de Leitura e Escrita como estratégia permanente para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. Art. 2º São diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita: I - a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas; II - o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito, a fim de possibilitar a todos, inclusive por meio de políticas de estímulo à leitura [. ]. Texto 2 LEI Nº 10. 753, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003. Art. 1° Esta Lei institui a Política Nacional do Livro, mediante as seguintes diretrizes: I - assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro; II - o livro é o meio principal e insubstituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento, do fomento à pesquisa social e científica, da conservação do patrimônio nacional, da transformação e aperfeiçoamento social e da melhoria da qualidade de vida; [. ] V - promover e incentivar o hábito da leitura; [. ] Esses textos são semelhantes, pois abordam a conservação de bens patrimoniais nacionais apontam a necessidade de transformar a sociedade. Defendem a importância da pesquisa científica. Mencionam a universalização da escrita. Promovem o direito de acesso à leitura
Soluções para a tarefa
A Política Nacional do Livro e Política Nacional de Leitura e Escrita objetivam, ambas, através de suas diretrizes, a promoção do direito e do acesso à leitura no país. Sendo assim, podemos considerar como correta a alternativa E.
Qual é a importância do incentivo à leitura?
A leitura é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Deve ser incentivada desde a infância, uma vez que é através dela que nós somos capazes de desenvolver habilidades relacionada à escrita, imaginação e comunicação.
Por se constituir como um importante elemento formador dos indivíduos, o incentivo da leitura deve feito de maneira constante e pode diferentes atores. Sendo assim, é papel da família, da comunidade e, principalmente, do Estado o incentivo à leitura, a fim de possibilitar aos indivíduos uma formação adequada, o pleno desenvolvimento do raciocínio e do senso crítico.
Entenda mais sobre a importância da leitura aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12423305
#SPJ4