Química, perguntado por pedroluccas3043, 11 meses atrás

Lagos, lagoas e tanques têm a qualidade da água comprometida pelo recebimento de água da chuva ou de afluentes carregados de detritos, principalmente quando esses afluentes alteram a aeração da água desses corpos. A fim de avaliar as condições de cinco lagos, foram monitoradas as espécies químicas presentes. Na tabela ao lado são Com base no exposto, é correto afirmar que o lago que possui condição anaeróbica é o de número: ►a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por StRiGnAdO
16
O lago 1, pois possui a maior variedade de entidades (íons e substâncias) orgânicas, as quais consomem oxigênio por oxidação.

Resposta: alternativa A
Respondido por biaams2013
26
Um corpo d'água onde há espécies com características redutoras em abundância é anaeróbio, pois na ausência de oxigênio, essas espécies permanecem na forma reduzida, já que não há oxigênio para oxidá-las.

Essa característica é comum nas regiões de maior profundidade dos lagos, onde o ambiente é anóxico (ausente em oxigênio), predominam essas espécies reduzidas como HS- e CH4. Micro-organismos de metabolismo anaeróbio predominam e são essas espécies químicas que são utilizadas como doadores de elétrons nas reações que geram energia aos micro-organismos. 

Enquanto na região mais próxima da superfície, a característica é essencialmente oxidante, devido ao O2 dissolvido e a existência de espécies oxidadas, NO3-, SO4²- predomina.
Resposta: A.
Perguntas interessantes