Keynes escreveu sua principal obra em 1936, num contexto em que a economia norte americana estava devastada após a Grande Depressão, ou a chamada crise de 1929. Nesse período, a economia dos Estados Unidos estava sofrendo, passando por uma grande crise, na qual o nível de desemprego era muito alto. Na visão de Keynes, se o governo participasse mais dessa economia, a crise não teria sido tão profunda.
Soluções para a tarefa
Olá!
Keynes foi o pai do liberalismo, ele pregava a diminuição do estado e a ação minima na economia, exceto em casos e em áreas estritamente necessárias, como é o caso de uma grande crise como foi o quebra da bolsa.
A intervenção do estado deveria ser do tamanho que fosse necessária para garantir que não haja desemprego e que o bem estar geral não sofra muito com essas mudanças e problemas.
Resposta:
Estabilizadora, distributiva e alocativa.
Explicação:
Função Estabilizadora: o governo ter a função estabilizadora significa que
ele precisa manter a economia estabilizada.
Função Distributiva: essa função do Estado é exatamente o que o nome dela
diz, ou seja, distribuir melhor os recursos, tentar retirar de quem tem muito para oferecer a quem não tem nada ou pouco tem.
Função Alocativa: significa que o Estado deve atuar em áreas da economia na qual o setor privado não tem muito interesse em atuar, ou seja, o governo irá alocar recursos em áreas que, se ele não atuar, não ofertarão os serviços necessários, já que o setor privado não fará essa oferta de serviços.
Página 103 do livro de Economia e Sociedade.