Kelly está muito feliz, pois seu chefe lhe prometeu um aumento salarial no próximo mês. Ela já trabalha há três anos na mesma empresa e nunca recebeu um aumento. Observando seu contracheque no mês seguinte, viu que seu aumento salarial foi de 5%. Preocupada com a inflação acumulada nos últimos anos e a diminuição do seu poder de compra, Kelly foi conversar com seu chefe. Com base no exposto, disserte sobre a diferença entre taxa real e aparente.
Soluções para a tarefa
A inflação é o aumento dos preços de uma economia, aumento esse contínuo e generalizado. Tal taxa influência diretamente na vida dos consumidos pois altera o poder de compra.
As taxas aparentes, que podem ser chamadas ainda de nominais são aquelas que são divulgadas de maneira bruta. Já as taxas reais são aquelas onde existe a efetuação do desconto da inflação.
Dessa forma é possível entender que a taxa real não leva em consideração a alteração do poder de compra pela inflação, já a taxa real considera essa modificação.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Resposta:
Explicação:
A taxa real de juros nada mais é do que a apuração de ganho ou perda com relação a uma taxa de inflação ou de um custo de oportunidade. Aqui você desconta da operação o valor da inflação, por isso ela se chama taxa real. Significa dizer que taxa real de juros é o verdadeiro ganho financeiro.
A taxa aparente é a taxa que se obtém numa operação financeira sem se considerar os efeitos da inflação.