Sociologia, perguntado por dudafalcao961, 1 ano atrás

Karl Marx viveu entre 1818 e 1873. Muitos dos seus escritos e conceitos nos servem para compreendermos o funcionamento do sistema capitalista de produção. A partir de sua abordagem, assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a explicação do conceito de “mais-valia”. a) É a consciência de classe do proletariado, que serve como modelo simbólico a partir do qual pode existir a revolução. b) É o resultado da luta de classes. Corresponde ao modelo econômico de transição para o comunismo. c) É o elemento oposto à ideologia, servindo como forma de desalienação do proletariado. d) É a mercadoria no seu valor de uso. e) É o excedente da produção do trabalhador, que popularmente é chamado de lucro. Esse excedente pertence ao burguês capitalista./resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por rochaechagasp5ldot
28
letra e) É o excedente da produção do trabalhador, que popularmente é chamado de lucro. Esse excedente pertence ao burguês capitalista. 

Respondido por Guimasf
0

Para Karl Marx, mais valia é a exploração do trabalhador, no qual o patrão fica com o excedente e com a riqueza produzida. Letra E.

Karl Marx

De acordo com Karl Marx a mais-valia é a disparidade entre o salário que o trabalhador recebe e o fruto de seu trabalho. Ou seja, são as horas que o trabalhador produz e não recebe por isso, ficando este valor com o dono do meio de produção.

Através do materialismo histórico, Marx analisa como as sociedades se desenvolvem. As mudanças sociais são fruto das dinâmicas internas da sociedade. Estas são consequência das relações de produção. Assim, a história seria movida pela luta de classes.

Marx observa como o capitalismo traz mazelas para o trabalhador, e a única forma de superá-las seria através da conscientização do proletariado e da revolução e tomada dos meios de produção.

Leia mais sobre Karl Marx: https://brainly.com.br/tarefa/6385757

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes