Sociologia, perguntado por brunasimmer10, 1 ano atrás

Karl Marx e a história da exploração do homem resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por jnoronhha
40
Marx analisa, durante a 1° Revolução Industrial, as relações de trabalho. Na época, as condições de trabalho eram péssimas, com baixo salário, carga horária exaustiva, riscos à saúde e segurança do trabalhador e etc. Diante disso, Marx chega à conclusão de que num contexto capitalista, a sociedade é dividida em duas classes: a burguesia e o proletário. A burguesia são os donos dos meios de produção, os exploradores, os patrões. Já o proletário são os trabalhadores, aqueles que vendem sua força de trabalho.

Marx explica que há uma relação de exploração entre essas duas classes, e que essa exploração gera diversos problemas para o proletário. Ele cria diversos conceitos para explicar sua análise, um deles sendo a alienação, que ocorre quando o produto do trabalhador deixa de pertencer àquele que o produziu; o trabalhador torna-se alheio ao seu próprio trabalho.

Há também o conceito de reificação, no qual o trabalhador para de ser visto como um ser humano e passar a ser visto como uma máquina, um objeto de produção.
Respondido por joaopaulooas
0

Durante a primeira revolução industrial, Karl Marx escreve suas primeiras teorias sobre as relações de trabalho e como os donos dos meios de produção exploravam os trabalhadores.

Qual o pensamento de Karl Marx?

O filósofo Karl Marx tinha vários estudos e pensamentos sobre diversos temas, desde economia até a sociologia. Contudo, um dos seus pensamentos que mais se destacou foi o seu estudo sobre a forma de dominação dos detentores dos meios de produção sobre os proletariados, causando grandes revoluções por todo o mundo.

Aprenda mais sobre Karl Marx aqui: brainly.com.br/tarefa/38830313

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes