Karl Marx (1818-1883) foi um dos mais notáveis escritores e críticos do capitalismo no século XIX, ele foi profundamente influenciado por Hegel. Entretanto, tonou-se notório com as suas ideias, ao utilizar o sistema hegeliano de forma invertida para fundamentar a sua crítica ao Capitalismo nascente. Uma de suas principais obras foi “O Capital”.
Alternativas
Alternativa 1:
O espirito é a vida ética de um povo;
Alternativa 2:
O estado é obra abstrata dos cidadãos;
Alternativa 3:
Defendia que o estado deve garantir a liberdade do individuo;
Alternativa 4:
Sua teoria compreendia que quem faz a religião é o homem histórico e não o contrário;
Alternativa 5:
Aceita a religião como um dos fundamentos para transformar a sociedade capitalista.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2
O estado é obra abstrata dos cidadãos.
Karl Marx acreditava que para um povo ser soberano era necessário tirar o poder do estado e fazer com que ficasse nas mãos do povo.
Resposta:
Alternativa 4.
Explicação:
Creio que seja a alternativa 4. Segundo o livro didático, literalmente:
"Segundo Marx, a crítica da religião já estava concluída na Alemanha, portanto, é o homem que faz a religião e não o contrário. Marx define a religião como sendo uma espécie de projeção do mundo sensível para o mundo inteligível, ou seja, da terra para o céu. Também considera a religião como mera ilusão, logo, o “ópio do povo” (Página 131).
Para Hegel (página 124 do livro): "O Estado é obra dos cidadãos; em sua necessidade abstrata, ainda não se tornou o destino deles". Portanto, a alternativa 2 está incorreta porque não se refere a Marx, mas sim a Hegel.