Karl Mannheim (1893-1947) assumiu uma posição peculiar em relação à consolidação da democracia racional. Qual alternativa melhor se adequa às posições do estudioso sobre o tema? a. De que houve uma vitória dos ideais iluministas e a plena consolidação da democracia racional no século XX. b. O afastamento definitivo do processo de massificação que induziria os indivíduos à cair em tentações utopistas. c. A ditadura é uma total antítese da democracia em todos os casos. d. A democracia política tende a ser substituída por uma democracia dos impulsos emocionais que não condiz com as tendências mais racionalizadoras da sociedade. e. O aparecimento de uma democracia racional/legal em que a fonte de poder sempre passa pelo crivo da maioria racional
Soluções para a tarefa
Respondido por
53
Olá!
A alternativa A está correta.
Quanto a concepção utopista, o autor dialoga sobre a mesma como o ato de conhecimento faz parte da consciência teórica e da natureza ao nosso redor, ou seja, a ideologia está ligada a utopia.
Deste modo para Mannheim, o relativismo é uma forma inviável de tentar entender as culturas e é importante que haja uma compreensão sobre a realidade de cada grupo, desenvolvendo a sociologia do conhecimento como um mecanismo de reflexão para esses processos.
Até mais!
Respondido por
86
Resposta:
Alternativa correta:
d) A democracia política tende a ser substituída por uma democracia dos impulsos emocionais que não condiz com as tendências mais racionalizadoras da sociedade.
Explicação:
ACABEI DE FAZER A PROVA
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás