História, perguntado por Usuário anônimo, 4 meses atrás

Justiniano I, imperador bizantino, claras como posições de seu governo ao proferir a seguinte frase: “Um Império, uma Lei, Uma Igreja.” Com base no texto e em seus conhecimentos sobre esse período da História bizantina, entende-se que


A)o cesaropapismo foi uma característica importante do império bizantino e consistia na religião de toda a religião do império pela figura do imperador.


B)além da intolerância ao cristianismo, o Império Bizantino ficou marcado pela perseguição às demais religiões, principalmente em relação aos islâmicos e aos atendidos.


C)com o cristianismo ortodoxo sendo uma religião oficial do império, as demais religiões, como o islamismo e o judaísmo tinham o direito de professar sua fé.


D)Justiniano ficou marcado pela separação entre Estado e Igreja. Com isto, marcou seu governo ao ser o primeiro imperador bizantino a conseguir tal separação.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A, tendo Estado e Igreja se misturado nas estruturas do Império Bizantino, servindo a religião para explicar, ideologicamente, o modelo político adotado por aquela sociedade.

O modelo ali adotado era chamado de "Cesaropapista" pois o líder máximo da Igreja dentro dos limites do Império Bizantino era o Imperador (ou seja, o "César"), o que dava ao Imperador Bizantino um poder que era maior que aquele que era concedido a outros monarcas europeus (geralmente considerados como sujeitos à Igreja, e não senhoras dela)

Perguntas interessantes