História, perguntado por felipebatista1paqdha, 1 ano atrás

justifique o discurso da esquerda de que o período foi de fato uma ditadura

Soluções para a tarefa

Respondido por mwonrian
2

O discurso não é apenas da esquerda, mas sim de pessoas sensatas que não entendem História como uma opinião, e sim como Ciência.

Durante o período da Guerra Fria, onde o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos e o bloco socialista, liderado pela URSS lutavam por áreas de influência, houve a implantação de ditaduras militares por toda a América Latina, sendo uma delas a implantação de uma ditadura no Brasil.

O golpe foi orquestrado por um pequeno grupo da população, não era algo que todos lutavam por. A subida dos militares ao poder, como já entendeu, não foi por voto, e sim por GOLPE.

  • Em abril de 1964, oficialmente, Jango é deposto com o AI-1, que legitima o golpe, afirmando que, por ter tido "apoio" popular, seria legitimado por si mesmo.
  • Nesse mesmo período, os militares disseram não aceitar que um presidente com tendências esquerdistas voltasse ao governo novamente.

Ou seja, um presidente eleito pelo voto POPULAR, que subiu ao poder de acordo com a Constituição Brasileira, não poderia continuar lá se possuísse tal inclinação política e ideológica.

  • Em 1965, não houve eleição para presidente da república, como constitucionalmente estava previsto, sendo que Castello Branco permaneceu mais tempo do que deveria, de acordo, novamente, com a Constituição (que inclusive os militares diziam defender);
  • Em 1965, houve a implantação do AI-2, que previa a EXTINÇÃO dos partidos políticos existentes, e criação do sistema bipartidário, além das eleições para presidente, agora, serem indiretas.
  • Em 1967, houve a implantação de uma nova Constituição, que previa a pena de MORTE para crimes de "segurança nacional";

O que, obviamente, é subjetivo e dá vez para matar aqueles que discordam do governo.

  • Além disso, a nova Constituição previa restrição do direito à Greve, concentração do poder legislativo nas mãos do poder executivo e contribuía para criação de leis de censura posteriores.
  • Em 1968, Costa e e Silva, presidente da época, promoveu o AI-5, que INSTITUCIONALIZOU a tortura pelo Estado; CENSUROU a imprensa, músicas, filmes, programas de TV, entre outros meios de informações; permitiu o Estado de intervir nos municípios e estados com interventores federais, se "necessário"; permitiu ao Estado SUSPENDER os direitos políticos de cada cidadão, se "necessário"; dentre outras inúmeras coisas.

Suspender os direitos políticos (como o direito à escolha do PRÓPRIO presidente e, até mesmo, governador e prefeito) do cidadão, os direitos de vida do mesmo, institucionalizar a tortura, censurar os meios de informações e controlar o que cada cidadão lê, ouve ou assiste, dentre outros inúmeros Atos tomados posteriormente não são características de um regime militar?

Um governo tomado por golpe, com medidas institucionais contra àqueles que se opõem ao governo não são características de uma ditadura militar?

O Brasil sofreu com a ditadura durante 21 anos, pessoas foram EXILADAS, TORTURADAS e ASSASSINADAS, outras possuem traumas até hoje deste período de trevas e alguns ainda acreditam em "opinião"? Que todo esse período não é considerado uma ditadura? Meu caro, é IMPOSSÍVEL negar que houve ditadura militar no Brasil com a apresentação destes e de outros milhares de fatos, documentos, testemunhas e provas da história.

Perguntas interessantes