Justifique em que sentido o existencialismo de Sartre é ateu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esta monografia é uma reflexão sobre a filosofia existencialista ateu do filósofo francês Jean-Paul Sartre.
Segundo o escritor Luis Carlos Maciel, (1938). O filósofo Jean-Paul Sartre nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1905, e faleceu no dia 15 de abril de 1980 devido a um tumor pulmonar. Filho de Jean-Baptista Sartre, um oficial de marinha e Anne-Marie Shiweitzer, de uma família da Alsácia, prima do famoso pastor, filósofo, missionário e médico Albert Shiweitzer.
O pai de Sartre morreu quando o menino tinha apenas dois anos, vitimado por uma febre intestinal adquirida na Cochinchina. Os Sartres eram católicos; os Shiweitzers protestantes e foi esta última ramificação do cristianismo que envolveu a infância do futuro filósofo ateu. O Sartre é considerado maior intelectual que se destaca mais, ou podemos direcionar também dizendo que é o autor mais representativo, ou pelos menos mais conhecido, entre os filósofos existencialistas ateus.
O Existencialismo afirma o primado da existência, segundo a célebre definição do filósofo: “A existência precede e governa a essência”. (SARTRE 1946, p 213). Essa afirmação funda a liberdade e a responsabilidade do ser humano, visto que esse existe sem que seu ser seja pré-definido. Durante a sua existência, a medida que se experimenta…