Justifique de que forma Osama Bin Laden saiu da condição de aliado para se tornar o inimigo dos Estados unidos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na manhã de 11 de setembro de 2001, a al-Qaeda realizou quatro ataques coordenados em solo estadunidense. Quatro aviões comerciais de passageiros foram sequestrados. Os sequestradores – membros da célula de Hamburgo da al-Qaeda intencionalmente colidiram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center na Cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e milhares que trabalhavam nos edifícios. Ambos os edifícios desmoronaram dentro de duas horas pelos danos causados pelos incêndios relacionados com as colisões, destruindo edifícios próximos e prejudicando outros. Os sequestradores lançaram um terceiro avião de passageiros no Pentágono em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo perto de Shanksville, na zona rural da Pensilvânia, após alguns de seus passageiros e tripulação tentarem retomar o controle do avião, que os terroristas haviam redirecionado para Washington, D.C., para atingir a Casa Branca ou o Capitólio dos Estados Unidos. Nenhum voo teve sobreviventes.
No total, 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores, morreram nos ataques. De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque, 836 socorristas, incluindo bombeiros e efetivos da polícia, teriam morrido até junho de 2009.
Em 11 de setembro, o ministro das Relações Exteriores do Talibã Wakil Ahmed Muttawakil "condeno[u] o ataque terrorista, quem está por trás disso" , mas o Mulá Omar emitiu imediatamente um comunicado dizendo que bin Laden não era o responsável. No dia seguinte, o presidente Bush chamou os ataques de mais do que apenas "atos de terror", mas "atos de guerra" e decidiu perseguir e conquistar um "inimigo" que não estaria mais seguro em "seus portos". O embaixador do Talibã no Paquistão, Abdul Salam Zaeef afirmou em 13 de setembro de 2001, que o Talibã poderia considerar extraditar bin Laden se houvesse evidência sólida ligando-o aos ataques. Apesar de Osama bin Laden finalmente assumir a responsabilidade pelos ataques de 11 de setembro em 2004, ele negou ter qualquer envolvimento em um comunicado divulgado em 17 de setembro de 2001, e por meio de entrevistas em 29 de setembro de 2001
Explicação: