Justifica o carácter humilhante do tratado de Versalhes para a Alemanha
Soluções para a tarefa
Resposta: O Tratado de Versalhes foi negociado ao longo de meses pelas lideranças dos países rivais da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e foi assinado no Palácio de Versalhes, durante a Conferência de Paris.
Esses países eram o Reino Unido, a França, os Estados Unidos e a Itália. A Itália logo se retirou das negociações por não aceitar as condições impostas pelos outros países.
Além desses países, participaram da Conferência de Paris delegações de outros 25 países, entre eles o Brasil.
A Alemanha não teve a oportunidade de participar das negociações, mesmo após solicitações. Philip Scheideman, chanceler alemão naquele momento, renunciou ao cargo para não assinar o tratado.
Como foi considerada a responsável pelo conflito, a Alemanha foi obrigada a ceder aos países inimigos partes de seu território. Além de pagar pesadas indenizações e ser obrigada a reduzir seu exército e poder bélico.
A Alemanha ficou obrigada a pagar indenizações elevadíssimas, deixando a economia alemã, que já estava fragilizada, em uma grande crise econômica. A França e a Inglaterra exigiram do país uma indenização que superava os 200 bilhões de marcos alemães.
As duras imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha mergulharam o país em uma grande crise, com elevadas taxas de hiperinflação. A insatisfação crescia entre a população alemã, que considerava as medidas do tratado humilhantes.
O sentimento de revanchismo compartilhado pela nação alemã e a insatisfação com a crise econômica que se instalou no país após a perda da guerra fez com que, sob a liderança de Adolf Hitler, a Alemanha voltasse a atacar algumas das principais potências da Europa.
Essa insatisfação geral também permitiu o surgimento de ideologias políticas radicais, o que culminou no nazismo e 20 anos mais tarde, na eclosão da Segunda Guerra Mundial.