História, perguntado por espacovoce2862, 1 ano atrás

Junto com os movimentos de libertação cresceu a ideia de uma unidade africana, só possível de ser criada a partir dos efeitos da colonização, e que foi batizada com o nome de “pan-africanismo”. Por trás dessa ideia havia um forte sentimento anticolonial, e de valorização do que foi chamado de “negritude”, ou seja, um conjunto de características culturais próprias das sociedades africanas e afro-americanas, formadas a partir da diáspora atlântica. A ideia de negritude é fruto do contato com o Ocidente, com a escravidão, com a dominação colonial e com o racismo. Ela não existe em africanos que não passaram por um processo de formação ocidental, que não foram assimilados pelos valores da sociedade colonizadora. A ideia de negritude incorpora a contribuição ocidental além de recuperar as raízes africanas. Por ter se formado a partir do contato com as culturas ocidentais, o movimento da negritude contém a ideia de raça à medida que defende uma diferenciação entre o negro e o branco. Nesse movimento, a ideia de raça negra é um forte elemento de sustentação da possibilidade de africanos e afro- -descendentes pensarem a África como uma unidade, onde todos os países tenham identidades a partir das quais possam agir juntos para a superação do colonialismo e dos seus efeitos negativos. Unidos em torno do pan-africanismo e da negritude, não só a África como um todo mas os afrodescendentes de além-mar se engajaram na luta pelo fim do colonialismo, com o apoio de muitos segmentos sociais, mesmo nos países coloniais. (SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007. p. 167-8.)

a) O que é o pan-africanismo, segundo a autora?
b) Explique por que a autora afirma que a ideia de “negritude” não existe em “africanos que não passaram por um processo de formação ocidental”.
c) Em que medida a ideia de “negritude” e de “raça negra” se relacionam ao anticolonialismo na África? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
15
Olá,


 

a) Segundo a autora o pan- africanismo é um sentimento formado a partir da diáspora americana, ou seja, uma reação dos negros que atravessaram o atlântico e tiveram contato com o ocidente.


b) A ideia de negritude surge a partir da escravidão feita nos moldes da colonização da América, os negros que não saíram da África desconhecem esse racismo oriundo do colonizador e das relações estabelecidas através  da condição de escravo nas colônias. 


c) A ideia de negritude é atribuída ao negro por meio do contato ocidental, isso  possibilitou que as diversas etnias africanas independentemente de que região da África eles viessem, tomassem conhecimento da sua unidade enquanto negro e escravo, que era tido como inferior pelos colonizadores, esse sentimento de pertença a um lugar e a um povo uniu todos pela libertação dos o dos países africanos do imperialismo.
Perguntas interessantes