História, perguntado por emillysilva4975, 1 ano atrás

Em breve, uma zona comercial comparável àquela criada pelo Mercosul ou à União Europeia será alavancada pela China. Neste ano [2010] o país vai ultrapassar o Japão e se tornar a segunda maior economia do mundo. E deverá ocupar o primeiro lugar até 2026, de acordo com uma estimativa do banco americano Goldman Sachs. Sessenta anos depois, retomando uma declaração de Mao Tsé-tung feita em 1º- de outubro de 1949, o seu sucessor (distante) Hu Jintao fez a seguinte avaliação: “Hoje a China se mantém de pé graças às realizações do socialismo”. De fato, o reerguimento foi espetacular. Há muito tempo o país deixou de ser humilhado ou desmembrado pela Europa e pelo Japão. E, mais importante, uma parte de sua população tornou-se próspera. Contudo, o socialismo é outra conversa... Tão estranha à realidade que se pode até mesmo afirmar que o crescimento chinês (de 9,6% em 2008, de 8,7% em 2009) auxiliou, em parte, a locomotiva estadunidense em pane. E contribuiu para a convalescência de um sistema capitalista que acabava de amargar sua principal derrocada desde 1929.( HALIMI, Serge. O “modelo” de Pequim. In: LE MONDE Diplomatique Brasil, 3 fev. 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2013.)

a) Qual é o feito da economia chinesa destacado pelo texto? b) É correto afirmar que o autor do texto concorda com a opinião de Hu Jintao de que os feitos da economia chinesa ocorreram “graças às realizações do socialismo”? Por quê? c) De acordo com o autor do texto, o crescimento da economia chinesa ajudou até mesmo os Estados Unidos a superarem a crise econômica mundial de 2008. Compare essa situação com o conflito ideológico travado durante a Guerra Fria e responda: é correto afirmar que ele permanece? Argumente sua opinião.

Soluções para a tarefa

Respondido por RPTurolla
6

Olá!


Vamos analisar as questões:


a) O grande feito da economia chinesa destacado pelo texto é o fato de que, a despeito da política social socialista, ter o crescimento gigantesco que alçará o país ao lugar de segunda maior economia do mundo, além de ter ajudado os EUA em um momento de crise.


b) Não é correto. O Autor deixa claro que acredita que o crescimento acontece APESAR das realizações do socialismo.


c) Não é possível fazer essa afirmação. Durante a Guerra Fria, era impensável um acordo comercial entre União Soviética e EUA. Hoje, apesar das diferenças ideológicas e do cuidado no trato das relação, China e EUA possuem relações comerciais sólidas.


Perguntas interessantes