História, perguntado por lanaoliver, 1 ano atrás

Junto com o estudo dos sentimentos e da sexualidade orientados pelo pensamento freudiano, está presente na obra de Peter Gay o conceito de experiência. Experiência que participaria na criação dos objetos, além de dar forma aos anseios e às coisas, seria, segundo Gay, o encontro da mente com o mundo, emergindo do confronto e da colaboração entre reflexão consciente e a necessidade inconsciente”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Raniery Bezerra da.; MENESES, Joedna Reis de. O tema das sensibilidades na produção historiográfica contemporânea. VI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL ESCRITAS DA HISTÓRIA: Ver – Sentir – Narrar. Anais...Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2012. p.4. . Acesso em 07 de mar. 2019.


Considerando as informações do livro-base História, economia, política e cultura no século XIX, analise as seguintes proposições:

I. Devido à forma como analisa o século XIX, Peter Gay o define como uma “experiência burguesa”.

PORQUE

II. Sua obra está toda voltada para a descrição da vida da burguesia após a Revolução Industrial e a Revolução francesa.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da primeira.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

I é verdadeira. O Século XIX foi uma experiência burguesa por ter sido, tanto economicamente quanto politicamente e culturalmente, definido pelos valores burgueses e pelo modo como os burgueses compreendiam o mundo, o que ia desde a produtividade nas indústrias até as regras morais para a sexualidade.

II é falsa. O autor também ressalta, além destes aspectos contextuais gerais, os problemas subjetivos específicos das pessoas que viviam na Europa então, focando-se mais nestas questões que especificamente na estrutura histórica.

Alternativa C.

Perguntas interessantes