História, perguntado por hellytonbernarp7crjt, 9 meses atrás

Julgue as assertivas abaixo referentes à I Guerra Mundial e a Revolução Russa, como verdadeiras ou falsas:

A fase mais longa e traumática da I Guerra Mundial foi a chamada "guerra de trincheiras", na frente oriental de batalhas, entre Alemanha e Rússia, na qual os exércitos de ambos os lados cavaram 640 km de trincheiras, protegidas por cercas de arame farpado.

A Revolução Russa, de 1917, pode ser compreendida como uma sucessão de acontecimentos liderados por dois grupos políticos: bolcheviques (maioria) e mencheviques (minoria), que acabou por conduzir a Rússia à implantação de um regime capitalista.

A Liga das Nações, criada em 1919, com sede em Genebra, era um órgão internacional que tinha como principal objetivo arbitrar os conflitos internacionais e garantir a paz mundial.

Após a criação da URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a adoção dos Planos Quinquenais e a coletivização forçada da agricultura (com a criação das sovkhozes e kolkhozes) foram medidas adotadas por Vladimir Lênin, o grande líder da Revolução Russa.

Dentre os fatores que são apontados como causas da I Guerra Mundial, podem ser citados os atritos entre as grandes potências devido a questões imperialistas. Alemanha, França e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.

No processo de Revolução Russa, "Paz, terra e pão!" era o lema da manifestação popular, organizada pelos bolcheviques, ocorrida em frente ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II, que foi combatida com violência e ficou conhecida como Domingo Sangrento, em 1905.

No que se refere às alianças firmadas entre as potências europeias na I Guerra Mundial, temos: Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França, Grã-Bretanha e Rússia.

A paz armada corresponde ao período histórico anterior à I Guerra Mundial no qual as potências europeias lançaram-se em uma corrida armamentista.
O fato que desencadeou o início dos conflitos da I Guerra Mundial foi a invasão alemã na França, que já estes países alimentavam rivalidades em função da disputa do território da Alsácia-Lorena.

A assinatura do Tratado de Versalhes, em 1919, é o fato que marca o término da I Guerra Mundial. Este documento impôs duras e humilhantes punições à Alemanha, sendo inclusive considerado fator determinante para a eclosão da II Guerra Mundial, vinte anos mais tarde.

A participação da Rússia na I Guerra Mundial foi determinante para a eclosão da Revolução Russa, em 1917. Com a guerra, foram agravadas a falta de alimentos, aumento de preços, desemprego, fome e doenças.

O contexto da Rússia, no início do século XX, que acabou por culminar na Revolução Socialista de 1917, era de um governo absolutista, população predominante rural e analfabeta e nas cidades industrializadas o operariado tinha péssimas condições de vida e trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mojojanji
1
F-F-V-F-F-V-V-V-F-V-V-V
Perguntas interessantes