Direito, perguntado por edisonpegada2011, 4 meses atrás

José foi selecionado para trabalhar na empresa ABC Entretenimento Ltda. No momento da contratação foi informado de que deveria abrir um CNPJ na modalidade Microempreendedor Individual e firmar um contrato de prestação de serviços com a empresa. José trabalhava em horário comercial, recebia ordens da chefia, estava sujeito a metas, recebia comissão por produtividade e deveria prestar os serviços de forma pessoal e intransferível. Após dois anos José foi dispensado e resolveu ingressar com uma ação judicial, pedindo o reconhecimento do vínculo empregatício. Assinale a alternativa correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por digojonata
11

Resposta:letra c

Explicação:

Respondido por tiagocicilio
4

José, que trabalhou na empresa ABC Entretenimento Ltda. como Microempreendedor Individual, mas presentes todas as características da relação de emprego, terá o vínculo reconhecido, conforme o princípio da primazia da realidade do direito do trabalho. Portanto, a letra "a" é a correta.

Primazia da Realidade no Direito do Trabalho

O Direito do Trabalho é um ramo do direito privado, que regula a relação trabalhista, sendo norteado por diversos princípios e normas trabalhistas, como é o caso do Princípio da Primazia da Realidade.

O Princípio da Primazia da Realidade determina que na relação de trabalho, os fatos importam mais que documentos. Ou seja, a realidade é privilegiada em detrimento do formalismo contratual.

Por isso, independe que José seja MEI, se ele trabalhar nas mesmas condições de um empregado, por exemplo, sendo subordinado à chefia, sujeito às regras laborais, prestando o serviço de maneira pessoal, entre outros.

Restante da Questão

  • a) De acordo com o princípio da primazia da realidade do direito do trabalho, José era empregado e, por conta disso, deve ter o vínculo reconhecido.
  • b) Caso haja nota fiscal de serviços, o vínculo será desconsiderado.
  • c) O vínculo empregatício não será reconhecido, desde que o contrato tenha sido muito bem elaborado.
  • d) O serviço era prestado pela pessoa jurídica, portanto não há vínculo empregatício.
  • e) Trata-se de uma relação de trabalho eventual, portanto deverá ser emitido Recibo de Prestador Autônimo (RPA), com as devidas retenções na fonte.

Continue estudando sobre direito do trabalhador em: https://brainly.com.br/tarefa/53194138

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes