História, perguntado por eduardamaria15025, 11 meses atrás

José de Alencar retratou o seu herói goitacá em prosa, a exemplo do que o escocês Walter Scott havia feito com os cavaleiros medievais na célebre novela Ivanhoé. Para evocar um mítico passado nacional, na falta dos briosos cavaleiros medievais de Scott, o índio seria o modelo de que Alencar lançaria mão. (...) O índio entrara como tema na literatura universal por influência das ideias dos filósofos iluministas e especialmente, da obra de Jean-Jacques Rousseau (...). As teses de Rousseau sobre o “bom selvagem”, por sua vez, bebiam na fonte das narrativas de viajantes do século XVI, os primeiros europeus que haviam colocado os pés no chão americano. Foram esses viajantes os responsáveis pela propagação do juízo de que, do outro lado do oceano, existia um povo feliz, vivendo sem lei nem rei (...). NETO, Lira. O inimigo do Rei. Uma biografia de José de Alencar. São Paulo: Globo, 2006. p. 166-167) O ideal cavalheiresco, herança dos valores militares romanos e germânicos, foi uma das características marcantes da Idade Média. Nesse período
A
os servos garantiam a sobrevivência material da sociedade em troca da concessão de segurança e proteção militar.

B
a participação do exército nas guerras era muito importante na conquista, manutenção e defesa do feudo e das cidades.

C
os nobres combatiam por todos, mas podiam dedicar-se a esse tipo de vida porque os servos trabalhavam para sustentá-los.

D
a servidão representou, na Europa Ocidental, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.

E
a atuação dos cavaleiros garantia a segurança da sociedade num contexto de conflito entre as classes e os Estados nacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
14

Letra A: sobre o ideal cavalheiresco, resultado da disseminação dos valores militares romanos e germânicos, é uma das características marcantes da Idade Média, período onde os servos garantiam a sobrevivência material da sociedade.

Os servos trabalhavam principalmente na agricultura, sendo camponeses, de modo a utilizar a terra dos senhores feudais e, em troca de segurança e proteção militar, sua mão de obra no campo rendia os alimentos para toda a sociedade medieval.

Respondido por AninhaBoina
10

Resposta:

Letra: C

Explicação:

A divisão social do feudalismo era estamental e hierarquizada. Nela, três classes coexistiam, cada qual com uma função específica. Ficou comum afirmar que “alguns rezavam” (clero), “alguns guerreavam” (nobreza) e “alguns trabalhavam” (servos).

Perguntas interessantes