Administração, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

José A. é formado em Administração de empresas com pós graduação em finanças. Ele se formou em 1995 e fez sua pós graduação em dois anos, de 1996 a 1998. Ele arrumou um emprego na Indústria Oxigen+ logo após sua graduação. Pelo bom trabalho realizado, desde 2010 ocupa o cargo de diretor executivo da empresa, que teve um crescimento consistente desde sua fundação em 1983. A Empresa atua na fabricação de equipamentos hospitalares e domésticos. Atualmente, 80% dos dispositivos utilizados na fabricação são importados. A Oxigen+ foi fundada por dois sócios com visão empreendedora, que moraram mais de 05 anos nos EUA e voltaram para o Brasil com uma forte influência sobre a importância do planejamento e gestão. Nesse sentido, a empresa, desde 2008, trabalha com planejamento anual (curto prazo) e de 05 e 10 anos (longo prazo) e consequentemente com a elaboração do orçamento empresarial. Como orçamento é efetuado desde 2009, a empresa possui um histórico consistente e detalhado a respeito dos números (receitas, despesas, variações, comportamento) de todos os setores e departamentos. Isso faz com que na prática, a preparação do orçamento para o próximo ano fique concentrado em ajustar os dados históricos com base na inflação prevista, envolvendo um número reduzido de pessoas e representantes dos departamentos da empresa. José A., como principal responsável pela organização do orçamento, sente-se confortável com essa situação de baixo stress sem ter várias reuniões, discussões e desgastes para aprovação do orçamento para o próximo período. Ou seja, o orçamento do próximo período é rapidamente aprovado.
Com base no que foi trabalhado na disciplina (livro, aulas conceituais e ao vivo), como você avalia a forma de elaboração do orçamento da Oxigen+, respondendo aos seguintes questionamentos:

1. O envolvimento dos demais departamentos e pessoas responsáveis pelos setores deveria ocorrer mesmo com o elevado nível de dados históricos da organização?

2. Níveis de stress mais baixos têm agradado o quadro de funcionários, logo, ficar justificando cada gasto com o que foi orçado, faz algum sentido? Julga que, em algum momento, isso é importante? Se for, que tipo de orçamento você recomendaria para a empresa trabalhar?

3. O fato de 80% dos dispositivos utilizados na fabricação dos produtos da empresa serem importados, alguma premissa orçamentária deveria ter mais atenção?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
9
Boa tarde!

Com base no enunciado acima e no texto para orientação podemos compreender que: 


1) Independente do nível dos dados históricos, para equilibrar a inflação que acontecerá no próximo ano, cada funcionário deverá bater suas próprias metas em seus respectivos setores. 

2) A comunicação é a chave, porém, quando se trata do envio de relatórios,é preciso que o mesmo seja organizado, por isso, é interessante apresentar todas as projeções feitas bem como metas batidas em períodos mensais e semestrais junto aos demais setores envolvidos. 


3) Pra finalizar, é interessante que o setor de compras dessa empresa avalie constantemente a média de preços, e, talvez até procure descontos em produtos nacionais para a empresa. 


Espero ter ajudado. 

Um abraço.
Perguntas interessantes