ENEM, perguntado por brehjaffra, 10 meses atrás

Jorge é gestor de uma multinacional e cresceu rapidamente na estrutura da empresa em razão de seu perfil. Quanto ao seu processo de tomada de decisão, Jorge costuma ser arrojado, está sempre em busca de novos desafios e barreiras a serem superadas, gostando de correr riscos. Procura sempre apresentar novos projetos, desenvolver novos mercados e melhorar continuamente os processos em que se encontra envolvido. Seu processo de planejamento ocorre de maneira implícita, em meio a um ambiente de trabalho turbulento. a) Explique qual o papel de decisão desempenhado por Jorge de acordo com a descrição. (30%) b) É possível inferir que Jorge é um executivo que planeja de forma sistemática e reflexiva? Por quê? (30%) c) Justifique porque a função gerencial é "extremamente ambígua e repleta de dualidades, cujo exercício se faz de forma fragmentada e intermitente". (Motta, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro, Record. 1991.) (40%)

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
0

olá!

a) no caso em questão podemos afirmar que a tomada de decisões é uma fator de suma importância para o gestor, tendo em vista que dentro de um empresa, tomar decisões é atribuição principal do gestor, que deve ter uma análise crítica das situação para que possa decidir da melhor maneira.

b) sim. isso porque pela análise dada ele está sempre buscando noas formas de crescer e buscando novos mercados, em um continuo processo de desenvolvimento e tomada de decisões, para que isso ocorra, é necessário uma análise sistemática e reflexiva.

c) essa afirmação se dá tendo em vista que o gestor deve tomar decisões observando tudo o que está acontecendo a sua volta, então podemos acontecer de haver decisões ambíguas e de forma fragmentada.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes