ENEM, perguntado por yasmindl9713, 1 ano atrás

Jogos de futebol realizados em altitudes elevadas sâo um problema para times que treinam em lugares próximos ao nível do mar. Devido ao ar rarefeito dos locais com altitudes elevadas, jogadores que nâo sâo nativos dessas regiões comumente apresentam sintomas como cansaço extremo, tonturas, dores de cabeça e caibras. Atletas que nasceram ou se aclimataram às regiões de altitudes elevadas nâo apresentam esses sintomas, pois possuem no sangue a) maior quantidade de leucócitos, que acelera a degradação de gás carbônico dissolvido no plasma. b) menor quantidade de cortisol, hormônio responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos, o que favorece a circulação. c) maior quantidade de plaquetas, que facilita a circulação sanguínea para o cérebro e músculos. d) menor quantidade de eritropoetina (EPO), responsável pela degradação de hemácias no sangue. e) maior quantidade de hemoglobina, que facilita a captação de oxigênio na atmosfera rarefeita.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
5
Olá!

Sem delongas, vamos direto para a resolução da questão.

Em termos simples, a altitude é considerada um desafio natural em muitas áreas, incluindo o esporte. Quando expostos a regiões com altitudes elevadas, muitos atletas sentem dificuldades para respirar.

Por outro lado, as pessoas que nascem nestas regiões possuem mais hemoglobina ou glóbulo vermelho, que é o hormônio responsável por transportar o oxigênio para as células do nosso corpo.

Gabarito:

"e) maior quantidade de hemoglobina, que facilita a captação de oxigênio na atmosfera rarefeita".


Espero ter contribuído.



Perguntas interessantes