ENEM, perguntado por lucancissu, 11 meses atrás

João, um admirador de equinos, adquiriu um potro com 8 meses da raça Quarto de Milha. Quando o animal atingiu 12 meses, João iniciou as atividades de doma. Após 2 dias de doma, observou algumas lesões na pele do animal, pele frouxa e dor, principalmente na região da cernelha até a garupa. João resolveu procurar o criador e foi informado que os genitores do potro nunca apresentaram lesões na pele, ulcerações ou qualquer outra manifestação clínica. Além disso, o criador informou que os 3 últimos potros da matriz nunca apresentaram aquelas características e ressaltou que poderia ser a ação de algum agente infeccioso no potro que Joao adquiriu.
João, muito preocupado, resolveu chamar um médico veterinário para avaliar o seu animal. Durante o exame clínico, o veterinário observou algumas manifestações a considerar: pele frouxa, hipersensível e frágil com lacerações ao trauma, formação de pregas após tração da pele, e dor durante a manipulação. Mediante exame clínico e exames complementares, o veterinário constatou que se tratava de uma doença genética.

Quais os possíveis genótipos dos genitores? *
R:

Soluções para a tarefa

Respondido por Júnior
4

Olá, devemos lembrar de alguns conceitos básicos da genética:

genótipo: é a composição genética de um indivíduo, como se fosse uma receita.

fenótipo: são os traços físicos, genótipo + fatores do ambiente.

alelo dominante: exerce domínio sobre o alelo recessivo, sozinho já consegue manifestar (Aa ou AA) ou impedir características.

alelo recessivo: só consegue manifestar características aos pares, quando é homozigoto recessivo (aa).

primeiro vamos retirar algumas informações que foram fornecidas nessa questão:

  • quando o animal atingiu 12 meses, começaram a aparecer sintomas dessa doença.
  • os 3 últimos potros da mesma matriz não apresentaram nenhum, problema, apenas o 4º apresentou problemas.

Como o veterinário constatou que se tratava de uma doença genética, trabalhamos com a possibilidade de que o potro com sintomas possua os dois alelos recessivos, e por isso a doença se manifestou só nele.

Observe o quadro anexado, se usamos de exemplo uma prole de 4 indivíduos onde os pais tem genótipo heterozigoto recessivo, 3 indivíduos terão no mínimo um alelo dominante, o que vai impedir a manifestação dessa doença. Desse modo, a doença vai se manifestar em apenas 1 indivíduo que tem genótipo recessivo (aa), quando ele completar 12 meses.

espero ter ajudado!

Anexos:

lucancissu: Muito obrigada
Perguntas interessantes