João tem Sangue do tipo B, Rh+ e é filho de pai O, Rh- .João se casou com Maria, que tem sangue do tipo A, Rh+, teve eritroblastose fetal ao nascer e é filha de pai do tipo O.
A) Qual é o fator Rh da mãe de Maria? Explique.
B) Qual é a probabilidade de esse casal ter uma criança que possa doar sangue para o avô, pai de Maria?
Soluções para a tarefa
A partir da análise dos dados que a questão nos fornece, podemos afirmar que o fator RH da mãe de Maria é negativo e a probabilidade de esse casal ter uma criança que possa doar sangue para o pai de Maria, é de 1/4 ou 25%
- E como sabemos disso ?
Bom, para responder a essa pergunta, nós temos que ter em mente as características do sistema RH e do sistema sanguíneo ABO.
- Do que temos que saber sobre o sistema RH ?
Nós temos que nos lembrar que na superfície das nossas hemácias, pode ou não existir uma proteína. Quem possui essa proteína é considerada uma pessoa com RH positivo e quem não possui é considerada uma pessoa com RH negativo. Entretanto, quem é RH+ é considerado dominante sobre quem não tem, sendo assim, pode ser dado por 2 genótipos, são eles :
- O homozigoto dominante (RR)
- O heterozigoto (Rr)
- E uma pessoa com RH- ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (rr).
- E o que precisamos saber sobre o sistema sanguíneo ABO ?
Precisamos nos lembrar dos possíveis genótipos que codificam cada tipo sanguíneo, esse sistema é dividido em 4 sangues, são eles :
- Sangue A (dado pelo genótipo homozigoto e pelo heterozigoto )
- Sangue B (dado pelo genótipo homozigoto e pelo heterozigoto )
- Sangue AB (dado unicamente pelo genótipo heterozigoto )
- Sangue O (dado unicamente pelo genótipo homozigoto recessivo )
Sabendo dessas características, podemos resolver a questão :
Ela nos diz que João tem sangue do tipo B, Rh + e é filho de pai O, Rh-. Nos diz que se casou com Maria, que tem sangue do tipo A, Rh+ e teve eritroblastose fetal ao nascer e é filha de pai do tipo O.
A) Qual é o fator Rh da mãe de Maria ?
O fator Rh da mãe de Maria, é negativo (rr)
- E por que ?
De maneira resumida, a eritroblastose fetal ou Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), ocorre devido à uma incompatibilidade do fator Rh da mãe com o da filha, e vai ocorrer na seguinte situação :
- Mãe possui RH-
- Pai possui RH+
- Primeira criança do casal possui RH+
- Segunda criança do casal possui RH+
Ou seja, como a questão nos disse que Maria possui RH+ e teve eritroblastose fetal, evidentemente a mãe deve ter RH negativo.
2) Qual a probabilidade de esse casal ter uma criança que possa doar sangue para o pai de Maria ?
A probabilidade é de 1/4 ou 25%.
- Mas como chegar nesse resultado ?
Perceba que a questão nos disse que João tem sangue do tipo B, até então não nos disse qual sangue B, se é o homozigoto () ou o heterozigoto (), só que ele nos disse que é filho de pai de sangue O (), e com essa afirmação, nós confirmamos que ele é heterozigoto, isso porque independente da mãe for sangue B homozigoto ou heterozigoto, o João obrigatoriamente é heterozigoto, isso porque :
- Se a mãe de João for do sangue B homozigoto :
100% dos genótipos codificam o sangue B heterozigoto
- Se a mãe de João for do sangue B heterozigoto :
50% dos genótipos são do sangue B heterozigoto, e 50% codificam o sangue O () e como João é do sangue B, ele é heterozigoto para esse sangue.
A mesma análise nós fazemos com o genótipo de Maria, como ela é filha de pai de sangue O, assim como João, independente do genótipo da mãe de Maria, se é heterozigota () ou homozigota dominante (), Maria obrigatoriamente vai ser do sangue A heterozigoto.
- Vamos fazer o cruzamento entre o casal João e Maria :
Pelo quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue AB ()
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue B heterozigoto ()
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue A heterozigoto ()
1/4 (25%) dos genótipos codificam o sangue O ()
E a questão nos pede a probabilidade de que essa criança possa doar sangue para o avô de Maria. Portanto, concluímos que a probabilidade é de 1/4 ou 25%. Isso porque como o pai de Maria é do sangue O, e quem é do sangue O só recebe de quem também é do sangue O, a probabilidade de nascer uma criança com esse sangue é de 1/4 ou 25%, consequentemente nos levando a resposta da alternativa B.
Bons estudos e espero ter ajudado