João, Pedro e Lucas foram classificados em um concurso. Para classificação no concurso, o candidato deveria obter média aritmética na pontuação igual ou superior a 18, e quanto maior for a sua média aritmética, melhor a sua classificação. Em caso de empate na média, o desempate seria em favor da pontuação mais regular. No quadro a seguir são apresentados os pontos obtidos nas provas de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais, a média e o desvio padrão dos três candidatos.
primeiro, o segundo e o terceiro colocados no concurso são, respectivamente:
(A) João, Pedro e Lucas.
(B) João, Lucas e Pedro.
(C) Pedro, Lucas e João.
(D) Lucas, Pedro e João.
E) Lucas, João e Pedro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação passo a passo:
- Como João e Lucas possui em a maior e a mesma média, eles já possuem o 1° e o 2° lugar garantido
- E o 3° lugar já é o de Pedro, eliminando assim as alternativas A, C e D
- Na questão falou se caso houvesse empate a classificação seria feita a partir da nota mais regular, sendo assim, João possui uma nota mais regular deixando ele no 1° lugar e consequentemente Lucas no 2° lugar
Resposta:
(E) Lucas, João e Pedro.
Explicação passo a passo:
Bom, sabemos que para haja a classificação o candidato precisa tem uma média superior a 18 pontos e que caso ocorra um empate, esse será solucionado pela pontuação mais regular.
É importante saber que, quando o exercício se refere a pontuação mais regular ele está se referindo ao desvio padrão de determinada média. Assim, quanto MENOR o desvio padrão MAIS REGULAR será a média obtida.
Analisando a questão vemos que os três candidatos foram classificados. No entanto, ocorreu um empate entre João e Lucas na disputa do primeiro lugar.
Quem possui o menor desvio padrão de média é o Lucas.
Portanto ele (Lucas) é o primeiro colocado, seguido pelo João que, consequentemente, é seguido pelo Pedro.