João Paulo tem uma propriedade familiar em que as atividades são realizadas por ele com apoio dos seus filhos que estudaram Agronomia e Zootecnia. Todos cresceram na propriedade e aprenderam o trabalho com seus antepassados. O conhecimento passou de pai para filho por gerações. Os filhos de João Paulo ajudam, mas não têm liberdade para mudar a forma como as atividades são realizadas, afinal, elas são feitas assim há anos e têm trazido bons resultados.
Seu vizinho Marcos, engenheiro agrônomo, também tem uma propriedade herdada e conta com apoio de um dos filhos de João Paulo, na criação de gado. Contudo, a responsável pela administração da propriedade é sua esposa, Tânia, que tem formação na área de gestão rural e tem focado na estruturação dos processos e atividades, bem como na gestão de pessoas e na liderança dos trabalhadores. Ela está sempre buscando atualização, conhecendo outras empresas rurais e trazendo novidades para a propriedade.
Tanto João Paulo quanto Marcos têm muita preocupação com o cumprimento da legislação, com o impacto das suas atividades e decisões e, principalmente, no que diz respeito ao bom relacionamento com as partes interessadas. Entretanto, João Paulo percebeu que seu vizinho tem tido mais sucesso em seus negócios, mas não entende qual é o contexto que diferencia as propriedades.
Considerando as informações apresentadas, as tendências de gestão contemporânea do agronegócio e os estudos realizados sobre a Responsabilidade Social e Ambiental, responda aos questionamentos a seguir:
a) Qual é a causa mais provável do sucesso da propriedade de Marcos? Por quê?
b) A gestão de Marcos e de João Paulo tem sinais de ser socialmente responsável? Por quê?
c) Qual é a importância da atuação de Tânia na propriedade rural de Marcos?
d) Qual é o maior desafio para João Paulo na gestão da sua propriedade a partir de agora?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Por que tem focado na estruturação dos processos e atividades, bem como na gestão de pessoas e na liderança dos trabalhadores. Ela está sempre buscando atualização, conhecendo outras empresas rurais e trazendo novidades para a propriedade.
b) Sim. Sua vontade de identificar e tratar os problemas resultantes dos impactos de suas decisões e atividades, a partir do respeito e da consideração dos interesses das partes interessadas, que serão afetadas por suas decisões e atividades.
c) Ela como gestora rural visa facilitar e dirigir um comportamento empreendedor a esses líderes, especialistas apontam ferramentas essenciais para enfrentar as situações do mercado e do campo; dessa forma, garantem uma boa gestão.
d) Deixar os filhos tomarem conta, pois tem conhecimento teórico e prático pois atuam também com a área do Marcos, a mudança de postura do produtor para o empresário rural significa que sua atenção deve alcançar mais do que as questões técnicas e também abranger um entendimento do mercado. Um empresário planeja, tem metas e objetivos em curto, médio e longo prazo. O foco ajuda na hora das decisões, sejam pequenas, no dia a dia ou em um grande passo motivado pelo mercado.