Biologia, perguntado por katrielcalistroberro, 10 meses atrás

João é Daltônico e casado com Lucia, cuja visão é normal para as cores. O casal tem dois filhos gêmeos, Paulo e ricardo,ambos daltônicos. Como o daltonismo deve-se a um gene recessivo ligado ao sexo, pergunta-se:
a)qual a probabilidade do casal vir a ter outro filho homem com dalt
b)E uma filha?
C)Como você explica ambos os meninos serem dalt , tendo um pai daltonico.

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
5

Olá!

Daltonismo é uma doença genética que se caracteriza pela dificuldade de diferenciar algumas cores. É uma doença ocasionada por um alelo de um gene localizado no cromossomo X, ou seja, é uma doença de herança ligada ao sexo feminino.

a) Qual a probabilidade do casal vir a ter outro filho homem com daltonismo?

Paulo e Ricardo, daltônicos (XdY), receberam o cromossomo Xd de sua mãe, independentemente de serem uni ou bivitelinos. Assim, Lúcia é obrigatoriamente portadora do gene para o daltonismo (XDXd), enquanto João, daltônico, é XdY.

XDXd * XdY

XDXd - mulher normal

XdXd - mulher daltônica

XDY - homem normal

XdY - homem daltônico

A probabilidade de nascer um menino a partir de um cruzamento é sempre de 50% (½).  Entre os homens desse cruzamento, temos 50% (½) de nascer daltônico e 50% (½) de nascer normal.  Assim, a probabilidade de casal vir a ter outro filho homem com daltonismo é de:

1/2 * 1/2 = 1/4

b) E uma filha com daltonismo?

Do cruzamento entre Lúcia (XDXd) e João (XdY), temos os possíveis genótipos:

XDXd - mulher normal

XdXd - mulher daltônica

XDY - homem normal

XdY - homem daltônico

Para uma criança do sexo feminino ser daltônica é essencial que o pai seja daltônico e a mãe, no mínimo, portadora. Isso se deve ao fato de que uma menina só é daltônica se possuir os dois cromossomos X com o gene alterado.

1/2 * 1/2 = 1/4

c) Como você explica ambos os meninos serem daltônicos, tendo um pai daltônico?

Conforme dito anteriormente, a explicação é que Paulo e Ricardo são daltônicos (XdY), por que receberam o cromossomo Xd de sua mãe. Assim, Lúcia é obrigatoriamente portadora do  gene para o daltonismo (XDXd).


katrielcalistroberro: Muito Obrigadoo!!!! :D
Perguntas interessantes