Direito, perguntado por julianasantos1301, 10 meses atrás

Jó, José, Jessé são os únicos sobrinhos de Leandro, que morreu sem deixar descendentes, cônjuge, convivente, ascendentes e irmãos; Jó e Josél (são filhos do mesmo irmão já falecido do de cujus) e Jessé (filho de outro irmão já falecido do de cujus). É correto afirmar que todos herdam por cabeça. II - Júlio que não tinha feito testamento, morreu, sem deixar cônjuge, convivente, descendente e mãe, mas tendo irmãos, pai e avó materna vivos. É correto afirmar sua herança será dividida igualmente entre seus herdeiros. III – Júlio faleceu sem deixar descendentes, cônjuge, convivente, ascendente, irmão e sobrinhos; tinha os seguintes parentes vivos: dois tios e o filho de um terceiro tio já falecido. É correto afirmar que os tios são herdeiros colaterais em terceiro grau.

Soluções para a tarefa

Respondido por lvaladao44
0

Resposta:

I - Não, cada sobrinho receberá a cota parte de seu genitor, ou seja para o ramo familiar de um irmão irá 50% como tem 2 filhos cada um ficara com 25% (Jó e José), para o ramo familiar do outro irmã irão os outros 50% Por ter apenas um herdeiro este (Jesse) terá a cota parte de 50% mesmo.

II- Sim. 50% para o pai e os 50% da mãe vai pra vó.

III- SIM, os tios são herdeiros colaterais em 3° grau.


lvaladao44:  
Art. 1836. § 1o Na classe dos ascendentes, o grau mais próximo exclui o mais remoto, sem distinção de linhas. na II só o pai recebe fiquei na dúvida e estou retificando
Perguntas interessantes