ENEM, perguntado por rafaelasilva6331, 1 ano atrás

JK — Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer? JECA — Um prato de feijão brasileiro, seu doutô! (THÉO. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras & Expressões, 2001).
A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao

A) evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país.
B) destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno.
C) enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais.
D) ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores.
E) mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por tiagoaugustotg
167
A política implementada por ele (JK), nos anos 60, lança um novo modelo de desenvolvimento nacional, que no caso, volta-se para a expansão do parque industrial brasileiro a partir de altos investimentos no rodoviarismo, atraindo multinacionais do ramo automobilístico e conectando as regiões brasileiras pelas estradas. Mais de 90% deste plano - Plano de Metas - esteve voltado para área de transporte,energia e indústria, deixando de lado outras áreas de interesse social como saúde e educação, aumentando os contrastes sociais já existentes no Brasil. Letra C
Respondido por EllenLib
3

A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais (Letra C).

Quem foi Juscelino Kubitschek?

Popularmente conhecido como JK, Juscelino Kubitschek de Oliveira, assumiu a cadeira presidencial do Brasil dos anos 1956 a 1960.

Durante o governo de Juscelino Kubitschek foi elaborado um programa denominado Plano de Metas, baseado no lema  “cinquenta anos em cinco”, cujo objetivo era a implementação de melhorias na infraestrutura do país.

Setores como transporte, energia e industria receberam grandes investimentos, potencializando e proporcionando, inicialmente, grande desenvolvimento. No entanto, setores como educação e alimentação foram negligenciados, o custo de vida foi elevado e a dívida externa aumentou.

Saiba mais sobre o Plano de Metas: https://brainly.com.br/tarefa/12031257

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes