Português, perguntado por carlosbelini78, 3 meses atrás

jente me ajudem por favor


2) Releia estes trechos do Projeto de Lei apresentado no início da atividade.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É obrigatória a sinalização dos produtos de limpeza, higiene e cosméticos quando o processo de desenvolvimento ou fabricação fizer uso de testes em animais. Art. 2º O regulamento disporá sobre as caracteristicas da rotulagem, devendo constar icone que per- mita fácil identificação visual, acompanhada ou não de texto explicativo. Parágrafo Único. Os ícones mencionados no caput serão de dois tipos, representando uma das duas situações possíveis, a de produto testado em animais, ou a de produto não testado em animais.

a) Quais são as palavras desses trechos que indicam ação ou processo?

b) Considerando que se trata de um texto que poderá se tornar uma lei, justifique por que não se evidenciam ações ou processos no tempo passado.

c) Nesse trecho, nem todas as formas verbais estão conjugadas no indicativo. Identifique os verbos que expressam hipótese (subjuntivo) ou estão na forma nominal que indica uma ação continuada (gerúndio).

d) Identifique o tempo verbal em disporá, no art. 2º. Reescreva esse trecho, substituindo o verbo por uma locução verbal, mantendo o mesmo tempo. Identifique qual dos verbos da locução é o principal e qual é o auxiliar.​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
3

De acordo com o texto descrito na atividade, de Projeto de Lei:

a) As palavras destes trechos que indicam ação ou processo são: Decreta, fizer, disporá, devendo, permita, acompanhada, mencionados, representando, testado.

Sobre os verbos de ação e de processo.

  • Os verbos de ação possuem significado próprio e revelam algo que está sendo realizado pelo sujeito, dentro da frase. Tais verbos estão presentes no predicado verbal e no predicado verbo-nominal.

    Exemplos: Elizabete saiu ontem. (qualquer ação realizada pelo indivíduo).

  • Já os verbos de processo são verbos que expressam eventos que afetam um sujeito paciente ou experienciador, ou seja, o sujeito que está sofrendo uma ação e não a executando propriamente.

    Exemplos: João sente frio. (experienciador, sofre uma ação);

                       Otávio adoeceu. (paciente, é vítima de um acontecimento).

b) Um texto de lei deve ser atemporal e representar que a lei mencionada é vigente no momento de sua leitura, ou seja, mesmo posteriormente a sua publicação, a lei institucionaliza uma norma que sempre se refere ao tempo presente, portanto, o presente do indicativo é o tempo que predomina nesse gênero textual.

c) Verbos que expressam hipótese (subjuntivo): fizer, permita.

Verbos na forma nominal que indicam uma ação continuada (gerúndio): devendo, representando.

Entendendo sobre os verbos subjuntivos:

Os verbos subjuntivos manifestam desejos ou hipóteses no tempo presente, bem como no passado e no futuro.

   Exemplo: Meu amigo quer que eu brinque mais com ele.

D) Disporá está no futuro do presente do indicativo.

Art. 2º O regulamento irá dispor sobre as características da rotulagem, devendo constar ícone que permita fácil identificação visual, acompanhada ou não de texto explicativo. Parágrafo Único. Os ícones mencionados no caput serão de dois tipos, representando uma das duas situações possíveis, a de produto testado em animais, ou a de produto não testado em animais.

Vamos conhecer o futuro do presente do indicativo:

É um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Também o utilizamos para expressar ordem ou incerteza.

Exemplos: Eu estarei na porta da escola.

A locução principal do texto é irá dispor. Irá é o verbo auxiliar (com flexão de tempo, modo, número e pessoa) e dispor (em forma nominal) é o verbo principal.

Aprenda mais sobre verbos em: https://brainly.com.br/tarefa/20959158

#SPJ1

Anexos:

achirlesbarros: Me ajudou muito no meu estudo
Perguntas interessantes