Psicologia, perguntado por marciojornalistacori, 4 meses atrás

Jacques Lacan foi um psicanalista muito significativo para a história da psicanálise. Ele criticava o prosseguimento que alguns analistas contemporâneos a ele – os pós-freudianos - davam para as obras de Freud, deturpando suas conceituações. Lacan, então, propôs em sua teoria um retorno a Freud. Qual a alternativa que indica o significava para Lacan do retorno a Freud?

A)O retorno a Freud significa continuar a obra freudiana, estendendo-a para outros domínios, sem produzir muitos embates com a tradição freudiana.

B) O retorno a Freud seria voltar aos seus trabalhos não fazendo aliança com a tradicionalidade freudiana, mas resgatar o que Freud estabeleceu de subversivo, a frente de seu tempo e singular sobre a dimensão psíquica.

C) O retorno a Freud significa estabelecer uma relação com as obras de Freud de modo ortodoxo, seguir ao pé da letra cada conceituação elaborada por ele.

D) O retorno a Freud seria se constituir como um reformador, ou seja, aquele que entende a grandeza da tradicionalidade freudiana, mas não acha que ela não seja passível de críticas e ao mesmo tempo entende que é preciso acrescentar novas descobertas a psicanálise.

E) O retorno a Freud seria ser considerado herege com a sua obra, estar próximo a Freud, ser influenciado por ele, mas depois construir oposição teórica.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcellysantosmoura
15

Resposta: B) O retorno a Freud seria voltar aos seus trabalhos não fazendo aliança com a tradicionalidade freudiana, mas resgatar o que Freud estabeleceu de subversivo, a frente de seu tempo e singular sobre a dimensão psíquica.

Explicação: Corrigida

Perguntas interessantes