Já no início do século, através de uma conjunção de fatores climáticos, como uma queda anormal de temperatura na Europa e grandes inundações ocorridas entre os anos de 1315 a 1317, as colheitas são perdidas. Com isso, ocorre na Cristandade o fenômeno conhecido como a ‘grande fome’. Nas Ilhas Britânicas, as consequências também são desastrosas e, por isso, alguns historiadores consideram-na a maior crise da agricultura inglesa desde a invasão normanda. O cronista dos Anais de Bermondsey “conta que os pobres comiam cachorros e gatos, o excremento das pombas e inclusive seus próprios filhos”
(Retirado de: SELVATICI, Monica. Igreja Católica e sentimento religioso na Inglaterra do século XIV. Pelotas. 2007)
Ao longo do século XIV, a Europa passou por profundas transformações que levaram à crise do feudalismo. O texto acima retrata a “Grande Fome” que afetou as ilhas britânicas e a maior parte da Europa ocidental. Uma causa para a fome no início do século XIV:
A
foi a expansão muçulmana pela Europa.
B
foram as invasões bárbaras na Europa ocidental.
C
foi a diminuição de mão-de-obra no campo.
D
foi o intenso cultivo de soja pelos francos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
É correta a alternativa C, tendo esta diminuição da mão-de-obra no campo sido uma consequência da Peste Negra, que dizimou algo próximo de um terço de toda a população europeia.
Explicação:
Com isto a Europa viveu no Século XIV um período muito difícil, marcado pela guerra dos cem anos, pela fome, pelas doenças e pelo fanatismo religioso. Tamanha foi a infelicidade europeia que o século ficou conhecido como o "Século das Trevas", marcado como o mais difícil século da história daquele continente.
oliveiradariovasco:
Muito Obrigado
Perguntas interessantes