ENEM, perguntado por camilacintra3599, 9 meses atrás

Já antes de suas respostas à questão do ente enquanto tal,a metafísica representou o ser. Ela expressa necessariamente oser e, por isso mesmo, o faz constantemente. Mas a metafísicanão leva o ser mesmo a falar, porque não considera o ser em suaverdade e a verdade como o desvelamento e este em suaessência. A essência da verdade sempre aparece à metafísicaapenas na forma derivada da verdade do conhecimento e daenunciação. O desvelamento, porém, poderia ser algo maisoriginário que a verdade no sentido da veritas. Alétheia talvez fossea palavra que dá o aceno ainda não experimentado para aessência impensada do esse. M. Heidegger. Que é metafísica? Introdução (1949).Coleção Os Pensadores.Considerando o trecho acima e a crítica à metafísica de Heidegger,assinale a opção correta.A A verdade compreendida como veritas possibilita odesvelamento do ente e leva o ser mesmo a falar,respondendo à questão da verdade do ser.B O conceito de alétheia responde à questão da verdade do serao nomear o ente, pois pensa o ser como representação doente enquanto ente.C A metafísica tradicional não leva o ser mesmo a falar, nãoconsiderando o ser em sua verdade, concebendo a verdadeem seu sentido antepredicativo.D Alétheia é compreendida como a verdade antepredicativa quepossibilita o desvelamento do ente em seu sentido origináriode transcendentalidade.E A diferença estabelecida entre os conceitos de veritas ealétheia é puramente circunstancial, já que ambos visamresponder à questão da verdade do ser.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa D, já que a Alétheia, ou retirada dos véus, é a ideia de que há uma compreensão das coisas que está além dos discursos ou representações.

Heidegger, contudo, não afirma que a Alétheia possa ser algo facilmente acessível à consciência humana, e vê na metafísica uma tentativa, muitas vezes fracassadas, de estabelecer critérios que permitam alguma compreensão do real, mesmo que esta não seja a compreensão do ser em si mesmo).

Neste sentido Heidegger defendia uma abordagem muito particular da filosofia, que rejeitava alguns aspectos da tradição e valorizava outros.

Perguntas interessantes